EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v17i43.29706

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar o Núcleo de Acessibilidade da Ufes e descrever as ações desenvolvidas por este setor, principalmente durante a pandemia do Covid-19. Foi realizado um estudo descritivo, numa abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta a entrevista semiestruturada com a coordenadora do Naufes. Concluiu-se que o núcleo desenvolveu diversas ações no sentido de dar suporte pedagógico a estudantes e professores, mas o ensino remoto trouxe grandes desafios relacionados à inclusão digital e às condições de vulnerabilidade socioeconômica de alguns discentes.  São muitas as conquistas legais relativas ao processo de inclusão de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/ superdotação no ensino superior. No entanto, é preciso avançar no sentido de garantir para além do acesso, a permanência e a aprendizagem efetiva desta população.

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Publicado

11-11-2022

Como Citar

VICTOR, S. L.; DE QUADROS UZÊDA, S. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO SUPERIOR: AVANÇOS E DESAFIOS. Educere et Educare, [S. l.], v. 17, n. 43, p. 225–246, 2022. DOI: 10.48075/educare.v17i43.29706. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/29706. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Pessoas com Deficiência no Ensino Superior: experiências e desafios