Do arquivo para a sala de aula: possibilidades de práticas docentes na Educação Básica a partir da história da instituição escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v18i45.30691

Palavras-chave:

Educação Básica; Práticas Docentes; Arquivos Escolares.

Resumo

Este texto apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla sobre a história de uma instituição escolar profissional. Tem como objetivo apresentar uma prática docente desenvolvida a partir do acervo documental dessa instituição escolar. O produto educacional resultante da pesquisa foi a implantação de um Centro de Memória Virtual. Foi realizado um levantamento e catalogação do acervo do arquivo permanente para a exposição inicial de uma amostragem. O material disponível possibilitou o desenvolvimento de atividade com estudantes do Ensino Médio a partir do debate sobre a Educação Profissional para homens e mulheres da classe trabalhadora, a promoção e valorização da educação pública mediante o senso de pertencimento e reconhecimento da identidade educacional, bem como a preservação de parte do patrimônio histórico local a partir dos documentos do arquivo escolar. Com a implantação do Centro de Memória da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ipaussu, no estado de São Paulo, espera-se que outros docentes se sintam motivados a seguir com a pesquisa, a trazerem a discussão para a sala de aula para que os discentes leiam, reflitam e promovam um diálogo entre o contexto histórico, o referencial teórico e o acervo documental e iconográfico.

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Publicado

22-11-2023

Como Citar

CAMPOS MARIANO RUCKSTADTER, V.; BORDA LANDI, T. J.; MARTINS RUCKSTADTER, F. M. Do arquivo para a sala de aula: possibilidades de práticas docentes na Educação Básica a partir da história da instituição escolar. Educere et Educare, [S. l.], v. 18, n. 45, p. 645–668, 2023. DOI: 10.48075/educare.v18i45.30691. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/30691. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios