SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Egeslaine de Nez
  • Vanessa do Nascimento Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.3095

Palavras-chave:

Saberes pedagógicos, docência, educação superior, formação de professores.

Resumo

Este artigo teve como objetivo demonstrar a relevância dos saberes pedagógicos na prática docente do professor da educação superior, tendo em vista a mediação que estes proporcionam para a aprendizagem dos alunos. Num primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre formação de professores universitários e a importância dos saberes pedagógicos. Numa segunda etapa, implementou-se um estudo de caso na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires, com os professores e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação. Foram realizados questionários semi-estruturados, com quatorze professores e cento e vinte e seis alunos do curso, para a coleta de dados. Através da análise, percebe-se que alguns professores destacam que os saberes pedagógicos são importantes para a prática docente, pois creditam que destes, provém o conhecimento sobre metodologias que podem ser utilizadas em sala de aula. Diante disso, enfatiza-se que os professores compreendem a necessidade desse saber, embora poucos tenham tido contato com esse conteúdo em sua formação. Já os acadêmicos enfatizam a importância deste conhecimento para o desenvolvimento dos estágios supervisionados no Curso e seu desempenho futuro enquanto educadores.

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

NEZ, E. de; SILVA, V. do N. SABERES PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA DOS PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.3095. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3095. Acesso em: 4 maio. 2024.