INSTRUÇÃO PÚBLICA, SABER ELEMENTAR E CURRÍCULO: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA CONDORCET

Autores

  • Sidney Reinaldo Silva

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3241

Palavras-chave:

Saber elementar, Instrução pública, Condorcet, Currículo.

Resumo

Condorcet é um autor ligado à história da instrução pública e da formação do
cidadão republicano. O presente texto analisa a concepção de saber elementar em sua
obra como um eixo para se discutir o currículo numa perspectiva ético-política. A partir
de uma contextualização da obra pedagógica do autor, discute-se a sua concepção de
saber elementar, destacando o seu caráter estratégico de “chave para todos os saberes
posteriores”. Mostra-se que a instrução pública articular o epistêmico e o jurídico no
processo de decisão sobre o que se chama de currículo escolar.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SILVA, S. R. INSTRUÇÃO PÚBLICA, SABER ELEMENTAR E CURRÍCULO: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA CONDORCET. Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 97–111, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3241. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3241. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação