ESTADO, IMPRENSA E IDEOLOGIA (1950)

Autores

  • Maria Isabel Moura Nascimento
  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3250

Palavras-chave:

Imprensa, Estado, Ideologia.

Resumo

A imprensa, desde sua oficialização no Brasil, em 1808, até o século XXI, vem
caracterizando-se como instrumento de disseminação e manipulação de ideias. Desde a
imprensa áulica até imprensa empresarial, esta foi objeto de veiculação de idéias, conforme
o contexto vigente e os interesses que permeavam os que estavam por trás de suas folhas.
Tendo como objeto um jornal local do interior do Paraná, na década de 1950, o presente
texto tem por objetivo discutir as relações entre Estado, Imprensa e ideologia. Esse estudo
é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Educação da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o título “ Educação e Ideologia na Imprensa
de Irati,– PR (1954-1959), no ano de 2006.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

NASCIMENTO, M. I. M.; ZANLORENZI, C. M. P. ESTADO, IMPRENSA E IDEOLOGIA (1950). Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 163–177, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3250. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3250. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação