ESTADO, IMPRENSA E IDEOLOGIA (1950)
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v4i7.3250Palavras-chave:
Imprensa, Estado, Ideologia.Resumo
A imprensa, desde sua oficialização no Brasil, em 1808, até o século XXI, vemcaracterizando-se como instrumento de disseminação e manipulação de ideias. Desde a
imprensa áulica até imprensa empresarial, esta foi objeto de veiculação de idéias, conforme
o contexto vigente e os interesses que permeavam os que estavam por trás de suas folhas.
Tendo como objeto um jornal local do interior do Paraná, na década de 1950, o presente
texto tem por objetivo discutir as relações entre Estado, Imprensa e ideologia. Esse estudo
é resultado de uma pesquisa realizada no Programa de Mestrado em Educação da
Universidade Estadual de Ponta Grossa, com o título “ Educação e Ideologia na Imprensa
de Irati,– PR (1954-1959), no ano de 2006.
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
NASCIMENTO, M. I. M.; ZANLORENZI, C. M. P. ESTADO, IMPRENSA E IDEOLOGIA (1950). Educere et Educare, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 163–177, 2000. DOI: 10.17648/educare.v4i7.3250. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3250. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
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Núcleo Temático: História, Sociedade e Educação
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