GESTÃO DEMOCRÁTICA: NEXOS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

  • Paulo Gomes Lima
  • Cristiane Teruya de Melo Alca

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v5i10.3713

Palavras-chave:

Participação, democracia, gestão escolar, cidadania.

Resumo

Este artigo objetiva a discussão da gestão da escola sob a perspectiva democrática considerando a escola como lócus no qual se dá também a formação do cidadão. O corpo docente, pessoal técnico-administrativo, a coordenação pedagógica e os representantes da comunidade intra-escolar e extra-escolar têm papel fundamental nesse processo e, portanto, têm o direito de voz, voto e vez nas decisões a que vierem a ser tomada em benefício de todos. Assim, a participação coletiva numa gestão democrática implicará a formação de um cidadão mais atuante na sociedade em que está inserido, coerente e autônomo em suas decisões para o exercício da cidadania. Por meio de uma reflexão mediada pela literatura especializada, constatamos que a gestão democrática é uma construção, nada fácil, mas responsabilidade de todos e de cada um.

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Publicado

01-07-2010

Como Citar

LIMA, P. G.; ALCA, C. T. de M. GESTÃO DEMOCRÁTICA: NEXOS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 10, 2010. DOI: 10.17648/educare.v5i10.3713. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3713. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação Básica e Superior: Políticas de Gestão e Financiamento