ENSINO COLABORATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIA COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i11.3981Palavras-chave:
Ensino Colaborativo, Parceria e Inclusão Escolar.Resumo
Este artigo é um relato de experiência vivenciado a partir de um estágio em uma disciplina do Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Cujo objetivo foi descrever o desenvolvimento de uma parceria colaborativa entre um profissional da educação especial e uma professora do ensino regular que enfrentava problemas para incluir um aluno com necessidades educacionais especiais. Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede municipal da cidade de São Carlos no Estado de São Paulo. Os dados foram coletados através da observação direta e registrados em um diário de campo. O acompanhamento desta professora foi realizado durante três meses no primeiro semestre do ano de 2010, com a visita semanal da estagiária à escola. Os resultados apresentam todo o desenvolvimento da parceria estabelecida por meio do ensino colaborativo entre a estagiária e a professora do ensino regular e a partir dos dados foi possível observar que essa parceria atingiu o nível da colaboração.Downloads
Publicado
11-04-2011
Como Citar
ASSIS, C. P.; MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. ENSINO COLABORATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIA COLABORATIVA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i11.3981. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/3981. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Fundamentos Metodológicos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.