EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4752Palavras-chave:
Educação das relações étnico-raciais, Ensino de História, Educação Básica.Resumo
Com base em pesquisa bibliográfica e fontes normativas, neste estudo de caráter propositivo, discorre-se acerca das políticas públicas para a Educação Básica com ênfase nas relações entre o ensino de História e a educação para as relações étnico-raciais e apresenta possibilidades de ações didáticas promotoras e valorizadoras das identidades dos alunos dos diversos níveis da escolarização básica. Para tanto, foi feita pesquisa bibliográfica e em fontes legais. Observa-se o muito já promulgado e regulamentado. Espera-se que as instituições de ensino obtenham condições humanas e materiais para assumirem efetivamente seu papel social e político de reconhecimento, valorização e difusão da pluralidade étnico-racial do Brasil. Contribuem para tanto, ações docentes e institucionais (Projeto Político-Pedagógico) em perspectiva multicultural, transversal e interdisciplinar bem como a diversificação de estratégias metodológicas, linguagens e recursos didáticos.Downloads
Publicado
05-08-2011
Como Citar
AZEVEDO, C. B. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.4752. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4752. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Políticas Educacionais
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