OS CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:A REFLEXÃO COMO ELEMENTO ETRUTURADOR

Autores

  • Cleide Viotr Mussini Batista

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4809
Agências de fomento
Dundaçã Araucária

Palavras-chave:

Formação continuada de Professores. Reflexão. Educação Infantil. 1º ano de Ensino Fundamental.

Resumo

Nestes últimos anos, temos desenvolvido uma proveitosa experiência com a formação de professores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. Mas, foi no ano de 2010, que afinamos a proposta de formação em decorrência da necessidade de formar professores que venham a refletir sobre a sua própria prática, na expectativa de que a reflexão será um instrumento de desenvolvimento do pensamento e da ação. Donald Schön foi sem dúvida, um dos autores que teve maior peso na difusão do conceito de reflexão e que contribuíram para popularizar e estender ao campo da formação de professores as teorias sobre a epistemologia da prática. E, foi debruçado nesta teoria que buscamos realizar a formação continuada de professores da educação infantil e 1º ano do Ensino Fundamental da Rede de Ensino Municipal de Londrina. Assim, participaram desta proposta de formação continuada: 850 professores de CEIs e CMEIs que atendem crianças de 0 a 5 anos; 340 professores de EIs 6 que atendem crianças de 5 anos e 430 professores de 1º ano da rede municipal de Londrina.

Palavras-Chave: Formação continuada de Professores. Reflexão. Educação Infantil. 1º ano de Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

10-06-2011

Como Citar

BATISTA, C. V. M. OS CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:A REFLEXÃO COMO ELEMENTO ETRUTURADOR. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.4809. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4809. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores