OS CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES:A REFLEXÃO COMO ELEMENTO ETRUTURADOR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4809Palavras-chave:
Formação continuada de Professores. Reflexão. Educação Infantil. 1º ano de Ensino Fundamental.Resumo
Nestes últimos anos, temos desenvolvido uma proveitosa experiência com a formação de professores da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. Mas, foi no ano de 2010, que afinamos a proposta de formação em decorrência da necessidade de formar professores que venham a refletir sobre a sua própria prática, na expectativa de que a reflexão será um instrumento de desenvolvimento do pensamento e da ação. Donald Schön foi sem dúvida, um dos autores que teve maior peso na difusão do conceito de reflexão e que contribuíram para popularizar e estender ao campo da formação de professores as teorias sobre a epistemologia da prática. E, foi debruçado nesta teoria que buscamos realizar a formação continuada de professores da educação infantil e 1º ano do Ensino Fundamental da Rede de Ensino Municipal de Londrina. Assim, participaram desta proposta de formação continuada: 850 professores de CEIs e CMEIs que atendem crianças de 0 a 5 anos; 340 professores de EIs 6 que atendem crianças de 5 anos e 430 professores de 1º ano da rede municipal de Londrina.
Palavras-Chave: Formação continuada de Professores. Reflexão. Educação Infantil. 1º ano de Ensino Fundamental.
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