FORA DOS MUROS DA ESCOLA: PROCESSOS DE EVASÃO E CULTURAS LOCAIS NO ENSINO NOTURNO.

Autores

  • Luciano Luz Gonzaga
  • Denise Rocha Corrêa Lannes

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.4919

Palavras-chave:

evasão escolar, desinteresse, culturas locais.

Resumo

Quando se pensa a realidade do aluno que estuda no horário noturno, o risco da evasão escolar torna-se, particularmente, mais crítico. O aluno do curso noturno, de um modo geral, é aquele que necessita voltar a estudar por questões comumente associadas à sua vida profissional; quase sempre, sua trajetória escolar foi marcada por um grande número de reprovações, levando-o a retomar seus estudos em horário noturno por incompatibilidade entre a jornada diurna e a demanda regular de suas atividades de trabalho.  Sendo assim, este trabalho teve por objetivo acrescentar maiores informações sobre os motivos pelos quais os alunos de uma escola da periferia da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro, abandonaram a escola. Tomando como base, o levantamento socioeconômico dos alunos, a distância dos mesmos da residência para a escola, a metodologia utilizada pelos professores em suas respectivas disciplinas, bem como as principais estratégias utilizadas pelos professores para conter tal evasão. Dos dados levantados, constatou-se que os alunos que moravam próximo à escola foram os que mais evadiram, tendo como principais motivos o desinteresse e o apelo pela(s) cultura(s) do entorno.

Publicado

06-09-2011

Como Citar

GONZAGA, L. L.; LANNES, D. R. C. FORA DOS MUROS DA ESCOLA: PROCESSOS DE EVASÃO E CULTURAS LOCAIS NO ENSINO NOTURNO. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.4919. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/4919. Acesso em: 6 maio. 2024.