NOTAS SOBRE O ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO PROCESSO DE BOLONHA E BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DE SUAS QUESTÕES POLÍTICAS

Autores

  • Rogério Duarte Fernandes dos Passos
  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5106

Palavras-chave:

Espaço Europeu de Educação Superior, Processo de Bolonha, Questões políticas.

Resumo

O presente texto objetiva descrever a trajetória da construção do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES) – focalizando o Processo de Bolonha, – como a mais expressiva de suas vertentes –, desenvolvendo uma breve descrição de questões políticas ante ele e tecendo conclusões sobre o seu desenvolvimento nos dez (10) anos de sua implementação. Para a compreensão do Processo de Bolonha e da conseqüente tentativa de edificação do EEES, resgatamos alguns dos documentos oficiais. O trabalho se fundamenta na pesquisa  bibliográfica. Enquanto objetivos, tenta explicitar a conjuntura européia tanto política, como cultural e econômica.

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Publicado

10-06-2011

Como Citar

PASSOS, R. D. F. dos; PEREIRA, E. M. de A. NOTAS SOBRE O ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DO PROCESSO DE BOLONHA E BREVES CONSIDERAÇÕES ACERCA DE SUAS QUESTÕES POLÍTICAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5106. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5106. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores