ELEMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS QUESTÕES EDUCACIONAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v6i12.5153Palavras-chave:
Pedagogia, Formação de professores, Práxis pedagógicaResumo
Este trabalho, de cunho bibliográfico, tem por objetivo propor uma reflexão sobre a formação de profissionais críticos. O artigo discute os elementos teóricos e práticos que se proponham a normatizar questões educacionais, especificamente, de cursos de formação de pedagogos. O trabalho docente constitui uma matriz relevante em sua compreensão, sobretudo quando se pensa o trabalho pedagógico. Este resultado da investigação foi elaborado tendo por base uma pesquisa bibliográfica à luz de alguns autores, como: Franco (2008), Freire (1987), Franco; Libâneo; Pimenta (2007), Libâneo (2002), Kuenzer (2002), Paro (1990), Pimenta; Lima (2004), Saviani (1991). O estudo da formação de professor pode auxiliar na definição de uma nova ordem pedagógica e na intervenção da realidade no que se refere a sua prática e a sua formação. Fazer com que a escola cumpra o seu verdadeiro papel não é tão simples assim, depende de um trabalho de parceria entre professores, equipe pedagógica e comunidade em geral. O estudo do curso de pedagogia para a formação dos professores contribuiu para um significativo repensar a prática docente, proporcionando uma práxis pedagógica de reflexões e ampliação dos conhecimentos sobre o tema.Downloads
Publicado
10-06-2011
Como Citar
DUARTE, L. F.; DUARTE, L. F.; ALMEIDA, J. A. de M. ELEMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DAS QUESTÕES EDUCACIONAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA. Educere et Educare, [S. l.], v. 6, n. 12, 2011. DOI: 10.17648/educare.v6i12.5153. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/5153. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Políticas para Educação Superior e Formação de Professores
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.