O TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONSTRUTIVISMO: ELEMENTOS PARA O DEBATE

Autores

  • Rubens Rodrigues Lima - Secretaria Municipal de Ensino do Município de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v7i14.6877

Palavras-chave:

, Educação Física Escolar, saberes pedagógicos, construtivismo

Resumo

A forma de como se entende a Educação Física, como se trabalha a sua intervenção e fazem parte da própria história da humanidade é um dos importantes quadros que devem ser desvelados para a compreensão de um mundo que mobiliza o homem na história e mobiliza-se com o homem na história.  Nesse espaço dialogal esse artigo discute o relacionamento entre a Educação Física e a Escola, isto é, como se forjam os processos educativos balizados na construção do conhecimento humano e as implicações que isso traz para o exercício da profissão e o benefício que traz ao sujeito que conhece, assim, a partir de uma pesquisa empírica de caráter qualitativo analisa-se  o posicionamento dos professores de Educação Física entre o saber e o fazer numa perspectiva construtivista, considerando-se o trabalho pedagógico com Educação Infantil e Ensino Fundamental. Forma entrevistados 8 professores de Educação Física vinculados a 2 Escolas Estaduais, 2 Escolas Municipais, 2 Particulares e 1 Confessional. Dentre as descobertas efetuadas constatou-se que para o professor de Educação Física desenvolver um trabalho construtivista, entre saberes e fazeres é necessário compreender o processo de aquisição de conhecimento da criança e suas relações com o meio.

 

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Publicado

17-10-2013

Como Citar

LIMA - SECRETARIA MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, R. R. O TRABALHO PEDAGÓGICO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONSTRUTIVISMO: ELEMENTOS PARA O DEBATE. Educere et Educare, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 155–170, 2013. DOI: 10.17648/educare.v7i14.6877. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/6877. Acesso em: 27 abr. 2024.