O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS RURAIS E NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Jaqueline Russczyk
  • Sérgio Schneider - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v8i15.9198

Resumo

Este artigo traz uma análise das particularidades e possibilidades de diálogo entre a sociologia e a educação do campo para impulsionar o desenrolar das capacitações, e assim contribuir para o desenvolvimento como ampliação das liberdades e como garantia de qualidade de vida. Para responder ao objetivo do artigo é feito um apanhado da bibliografia que trata do assunto, pois a pesquisa encontra-se em fase anterior a coleta e análise de dados. Para fins de contextualização o estudo resgata o debate sobre juventude rural e modo de vida. Nas considerações finais destaca-se que o ensino de sociologia relacionado à educação do campo pode contribuir para entender a realidade rural e garantir a qualidade da educação, a partir da sua vinculação com as demandas do campo, conhecimento teórico e concepção de currículo formulada.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

RUSSCZYK, J.; SCHNEIDER - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, S. O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS RURAIS E NA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 133–145, 2000. DOI: 10.17648/educare.v8i15.9198. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9198. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Núcleo Temático: Educação do campo