UMA NOVA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O NOSSO TEMPO

Autores

  • Gilberto Luiz Alves

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.998

Resumo

Este trabalho objetiva apreender a origem da organização do trabalho didático (OTD) dominante nas escolas de nosso tempo. Nele, o trabalho é uma categoria central para o entendimento das relações sociais e, como decorrência, da escola. A análise interpretativa dota-se do instrumental teórico propiciado pela ciência da história, tal como a entenderam Marx e Engels em A ideologia alemã. Na abordagem do material documental que faz o registro da origem da forma dominante de OTD, em nossos dias, foi priorizada a obra que melhor a expressa: Didática Magna, de Comenius.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LUIZ ALVES, G. UMA NOVA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O NOSSO TEMPO. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 15–24, 2000. DOI: 10.17648/educare.v1i1.998. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/998. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação