GESTÃO DE EGRESSOS NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUÇÃO TEÓRICA E O CASO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIOESTE - PR
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v15i1.13263Resumo
O egresso tem sido considerado uma rica fonte de informação para as instituições de ensino superior, uma vez que ele demonstra as habilidades e conhecimentos oferecidos pelas universidades durante a graduação. Ademais, o egresso pode fornecer informações sobre a realidade da área de atuação, colaborando para a melhoria da grade curricular dos cursos. Contudo, este tema ainda é incipiente e necessita maior compreensão. Nesse contexto, o presente estudo teve os seguintes objetivos: a) analisar as principais reflexões teóricas realizadas nos últimos anos sobre os egressos e sua importância para as instituições de ensino; b) apresentar o caso do processo de gestão de egressos do Curso de Secretariado Executivo da Unioeste. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais resultados apontam que, nos últimos anos, os egressos passaram a assumir uma notória importância para os cursos de graduação, pois estabelecem uma ligação entre a universidade e o mercado de trabalho. Dessa forma, o curso aqui analisado iniciou um processo importante de gestão de egressos, sendo fundamental, no entanto, a manutenção e a continuidade do mesmo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.