INTENSIFICAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NA UFPA: UM ESTUDO SOBRE O TRABALHO DOS SECRETÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v15i1.14245Palavras-chave:
Secretários. Demanda de trabalho. Serviço público.Resumo
Este trabalho busca comprovar o aumento na demanda de trabalho dentro das secretarias das faculdades do Instituto de Tecnologia, da Universidade Federal do Pará e o número reduzido de servidores técnico-administrativos (secretários). A expansão dos cursos já existentes, como também a inserção de novos cursos dentro deste Instituto, acontece sem que a administração superior planeje aumentar o quadro de secretários dentro destas faculdades, resultando em sobrecarga aos servidores atuais e implicações frente às respostas necessárias. O resultado do questionário aplicado entre discentes, docentes e secretários das faculdades mostra a sobrecarga gerada para estes secretários e a ausência de adaptações ergonômicas no espaço físico onde estas secretarias funcionam. Existem outros pontos abordados, como a extinção da função gratificada, que já é a menor direcionada a estes secretários, e a inviabilidade de cumprir integramente as orientações descritas no regimento interno relacionadas ao funcionamento das faculdades por um único servidor, o que resulta na contratação de bolsistas dentro destas secretarias. Demonstrar aos gestores públicos que a ausência de acompanhamento do quantitativo de serviço prestado é um diferencial que, quando analisado, ressignifica a prestação de serviço na instituição
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.