ESTUDO DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ALEMÃ NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: FOCO NOS ASPECTOS GRAMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v16i1.16618Palavras-chave:
Linguística Aplicada. Livro didático de língua alemã. Aspectos gramaticais.Resumo
O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto universitário remetem aos agentes desse processo, como professores, aprendizes e aos materiais didático-pedagógicos. Nesse sentido, os livros didáticos que permeiam esse processo são elementos naturalizados e estão institucionalizados, assim como vem merecendo destaque nas pesquisas no campo da Linguística Aplicada (SILVA, 2010; UPHOFF, 2009; PESSOA, 2009; TILIO, 2008; CORACINI, 1999). Considerando isso, o presente estudo tece algumas discussões sobre o ensino de língua alemã em contexto de formação de professores desse idioma no Brasil, o qual é mediado pelos livros didáticos, de acordo com dados levantados na pesquisa de Doutorado (UNIOESTE, 2016). Especificamente, volta-se para o estudo dos aspectos gramáticos inerentes em três livros didáticos de língua alemã como língua estrangeira adotados nas instituições de ensino superior, com o intuito de conhecer e analisar o papel desses aspectos. Para tanto, a metodologia da pesquisa valeu-se da abordagem qualitativa, com base no método interpretativista e na análise documental. Os resultados apontam para o ensino de gramática normativa como um fim em si mesmo, mesmo que as abordagens do ensino de línguas e materiais didáticos mais recentes advoguem por uma prática contextualizada e reflexiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.