A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO DESEMPENHO DOS ESTAGIÁRIOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Tirara Ferreira da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Joelma Soares Silva Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-4591-0377
  • Thays Lyanny da Cunha Garcia da Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Conceição de Maria Pinheiro Barros Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v18i1.18191
Agências de fomento

Palavras-chave:

Inteligência emocional. Estagiários. Secretariado Executivo.

Resumo

As habilidades que se relacionam com a inteligência emocional são fundamentais durante o estágio, pois é uma etapa de bastante relevância, uma vez que permite a associação assimilação da teoria à prática. Nesse contexto, a capacidade de lidar com as próprias emoções pode alavancar a experiência estudantil e desenvolver carreiras profissionais de sucesso. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em analisar os principais domínios da inteligência emocional utilizados pelos estagiários de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo foi feito a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados se deu através de um questionário estruturado em quatro etapas. Com intuito de alcançar o objetivo proposto foram abordados graduandos do curso de Secretariado Executivo da UFC atuantes em estágio supervisionado ou não supervisionado no semestre 2016.2. A análise dos dados revelou que os domínios da inteligência emocional possibilitam os estudantes, como futuros secretários executivos, reconhecerem e lidarem com seus próprios sentimentos, gerenciar as emoções, compreender as emoções dos outros e construir uma rede de relacionamentos.

Biografia do Autor

Tirara Ferreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará

Joelma Soares Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e mestre em Administração. Especialista em Gestão de IES. Graduada em Secretariado Executivo. Professora Adjunta do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 

Thays Lyanny da Cunha Garcia da Rocha, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Secretariado Executivo. Especialização em andamento em sustentabilidade empresarial e Responsabilidade Social. Consultora de responsabilidade social

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Especialista em Comércio Exterior. Graduada em Secretariado Executivo.  Professora Adjunta e coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará

Referências

BARBIERI, U. F. Gestão de pessoas nas organizações: práticas atuais sobre o RH estratégico. São Paulo: Atlas, 2012.

BAR-ON, R. Emotional and Social Intelligence: Insights from the Emotional Quotient Inventory. In: R. Bar-On & J. D. A. Parker (Org.). The Handbook of Emotional Intelligence. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

BAR-ON, R.; PARKER, James. D. A. Manual de inteligência emocional: teoria e aplicação em casa, na escola e no trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BARROS, H. L. ALVES, E. C. ARAÚJO, R. M. Estágio supervisionado em secretariado executivo: a visão do graduando concluinte. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, v. 5, n. 2, p 179-198, mai./ago. 2014. Disponível em:< https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/267>. Acesso em: 16 nov. 2016.

BARROS, M. A. A qualidade é uma conquista a seis mãos. In: ______. A qualidade dos estágios e sua importância sócio-profissional. São Paulo: CIEE, 2005.

BIANCHI, A. C. M. ALVARENGA, Marina. BIANCHI, Roberto. Manual de orientação: estágio supervisionado. 3.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

BRASIL. Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977. Dispõe sobre os estágios de estudantes de estabelecimento de ensino superior e ensino profissionalizante do 2º Grau e Supletivo e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6494.htm>. Acesso em: 16 nov. 2016.

______. Decreto nº 87.497, de 18 de agosto de 1982. Regulamenta a Lei nº 6.494, de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo, nos limites que especifica e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d87497.htm>. Acesso em: 16 nov. 2016.

_______. Resolução N°. 3 de 23 de Jun 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo e dá outras providências. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf>. Acesso em: 20 out. 2016.

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

______. Lei Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobe os estágios de estudantes. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20072010/2008/lei/l11788.htm>. Acesso em 20 out.2016.

COOPER, R. K. SAWAF, Ayman. Inteligência emocional na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

COSTA, F. J. Mensuração e Desenvolvimento de Escalas: Aplicações em Administração. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

_______. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

_______. Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

MACCANN, C. FOGARTY, G. ZEIDNER, M. ROBERTS, R. Coping mediates the relationship between emotional intelligence (EI) and academic achievement. Contemporary Educational Psychology, v. 36, p. 60-70, 2011.

MARCONI, M. A. LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MAYER, J. D., DI PAULO, M.; SALOVEY, P. Perceiving affective content in ambiguous visual stimuli: A component of emotional intelligence. Journal of personality assessment, v. 54, n.3-4, p. 772-781, 1990.

MAYER, J. D. SALOVEY, P. What is emotional intelligence? In: Salovey, P. & D. J. Sluyter (Org.). Emotional development and emotional intelligence: Educational implications. New York: Basic Books, 1997, p. 3–31, 1997. Disponível em: <http://unh.edu/emotional_intelligence/EIAssets/EmotionalIntelligenceProper/EI1997MSWhatIsEI.pdf>. Acesso em 04 out. 2016.

NEIVA, E. G. D’ELIA, M. E. S. As novas competências do profissional de Secretariado. 2. ed. São Paulo: IOB, 2009.

NONATO JÚNIOR, Raimundo. Epistemologia e Teoria do Conhecimento em Secretariado Executivo: a Fundação das Ciências da Assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.

ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em Administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SALOVEY, P. MAYER, J. D. Emotional intelligence: Imagination, Cognition and Personality. p. 185-211, 1990. Disponível em: <http://www.unh.edu/emotional_intelligence/EIAssets/EmotionalIntelligenceProper/EI1990%20Emotional%20Intelligence.pdf>. Acesso em: 04 out. 2016.

SILVA, E. L. MENEZES, E. M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. 138p. Disponível em: <http://scholar.google.com.br/ > Acesso em : 31 set. 2016.

WEISINGER, H. Inteligência emocional no trabalho: como aplicar os conceitos revolucionários da I. E. nas suas relações profissionais, reduzindo o estresse, aumentando sua satisfação, eficiência e competitividade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29-10-2019

Como Citar

SILVA, T. F. da; SILVA, J. S.; ROCHA, T. L. da C. G. da; BARROS, C. de M. P. A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO DESEMPENHO DOS ESTAGIÁRIOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Revista Expectativa, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 99–126, 2019. DOI: 10.48075/revex.v18i1.18191. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18191. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial