Argumentação no gênero discursivo memorial: efeitos de sentido mobilizados pela modalização avaliativa em textos de discentes do curso de Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v22i4.30447Palavras-chave:
Palavras chaves: Argumentação. Modalização. Gênero memorial.Resumo
A presente pesquisa objetivou descrever os efeitos de sentido mobilizados pela modalização avaliativa no gênero discursivo memorial. Especificamente, buscou-se mapear esse fenômeno, analisar o seu funcionamento argumentativo e identificar a estrutura composicional, estilo linguístico e conteúdo temático do gênero. A parte teórica fundamentou-se nos estudos de Cervoni (1989), Castilho e Castilho (2002), Nascimento e Silva (2012), além de outros autores que abordam o gênero memorial. O corpus foi composto de três memoriais coletados na rede mundial de computadores e foram produzidos por discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa cuja natureza é qualitativa, tendo em vista a perspectiva teórica adotada e, também, quantitativa, uma vez que o objeto de estudo é catalogado em termos numérico. Além disso, apresenta cunho descritivo e base interpretativa. Os resultados revelam que a argumentatividade nesse gênero fica marcada nas expressões, adjetivos e orações adjetivas, usadas pelos locutores para expressar pontos de vista e juízo de valor no enunciado.
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