Argumentação no gênero discursivo memorial: efeitos de sentido mobilizados pela modalização avaliativa em textos de discentes do curso de Secretariado Executivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v22i4.30447

Palavras-chave:

Palavras chaves: Argumentação. Modalização. Gênero memorial.

Resumo

A presente pesquisa objetivou descrever os efeitos de sentido mobilizados pela modalização avaliativa no gênero discursivo memorial. Especificamente, buscou-se mapear esse fenômeno, analisar o seu funcionamento argumentativo e identificar a estrutura composicional, estilo linguístico e conteúdo temático do gênero. A parte teórica fundamentou-se nos estudos de Cervoni (1989), Castilho e Castilho (2002), Nascimento e Silva (2012), além de outros autores que abordam o gênero memorial. O corpus foi composto de três memoriais coletados na rede mundial de computadores e foram produzidos por discentes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa cuja natureza é qualitativa, tendo em vista a perspectiva teórica adotada e, também, quantitativa, uma vez que o objeto de estudo é catalogado em termos numérico. Além disso, apresenta cunho descritivo e base interpretativa. Os resultados revelam que a argumentatividade nesse gênero fica marcada nas expressões, adjetivos e orações adjetivas, usadas pelos locutores para expressar pontos de vista e juízo de valor no enunciado.

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Publicado

27-12-2023

Como Citar

SILVA DE OLIVEIRA, J.; DA SILVA ADELINO, F. J.; GONÇALVES DE DEUS, K. R.; PEREIRA DO NASCIMENTO, E. Argumentação no gênero discursivo memorial: efeitos de sentido mobilizados pela modalização avaliativa em textos de discentes do curso de Secretariado Executivo . Revista Expectativa, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 75–90, 2023. DOI: 10.48075/revex.v22i4.30447. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/30447. Acesso em: 4 nov. 2024.

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Seção

Seção - Línguas/Comunicação