A contribuição do secretário executivo no processo decisório envolvendo a gestão de projetos: um estudo de caso em uma fundação no estado de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v24i4.35600Palavras-chave:
Secretariado Executivo, Tomada de decisão, Gestão de projetosResumo
Considerando a crescente complexidade dos ambientes organizacionais e a necessidade de uma gestão eficiente, o presente estudo tem como objetivo investigar de que maneira o secretário executivo contribui no processo decisório envolvendo a gestão de projetos em uma fundação no estado de Pernambuco. Para isso, utilizou-se a análise de conteúdo como metodologia para examinar os dados coletados por meio das entrevistas e análise descritiva com apoio estatístico para avaliar os dados coletados por meio do questionário estruturado, aplicados aos secretários executivos da fundação. Os resultados indicam que o secretário executivo desempenha um papel fundamental na organização e sistematização de informações, na intermediação entre diferentes setores e na gestão de prazos e custos, fatores essenciais para a eficácia dos projetos. No entanto, desafios como a burocracia excessiva, dificuldades na comunicação interdepartamental e a necessidade de maior reconhecimento profissional ainda são barreiras a serem superadas. Diante disso, o estudo sugere investimentos em capacitação, maior integração entre setores e aprimoramento das ferramentas tecnológicas para fortalecer a atuação do secretário no processo decisório da gestão de projetos. Conclui-se que a presença desse profissional na gestão de projetos é essencial para promover eficiência e tomadas de decisão mais assertivas dentro da organização.
Referências
ALMEIDA, J.; COSTA, R. Gestão estratégica e o papel do secretário executivo. São Paulo: Editora Atlas, 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Almedina Brasil, 2011.
BAZERMAN, M. H.; MOORE, D. A. Judgment in Managerial Decision Making. 8th ed. New York: Wiley, 2019.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2021.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2014.
DRUCKER, Peter. Administração em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1999.
DRUCKER, Peter. Administração em tempos turbulentos. 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1995.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas: Enfoque nos Papéis Profissionais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
HELDMAN, K. Project Management JumpStart. 4th ed. Indianapolis: Wiley, 2021.
KAHNEMAN, D. Thinking, Fast and Slow. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2012.
KERZNER, H. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. 13. ed. Hoboken: Wiley, 2022.
KERZNER, H. Gestão de Projetos: As Melhores Práticas. Porto Alegre: Bookman, 2017.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LUCIANI, L. P. B.; SANTOS, B. N. da S. O profissional de secretariado executivo como protagonista na proposição e gestão de projetos. Revista Expectativa, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 35–60, 2021. DOI: 10.48075/revex.v20i4.27682. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/27682. Acesso em: 11 Abr. 2025.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2017.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de Projetos: Como Transformar Ideias em Resultados. São Paulo: Atlas, 2010.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MINTZBERG, Henry. The nature of managerial work. New York: Harper & Row, 1973.
MINTZBERG, Henry. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
MINTZBERG, H.; RAISINGHANI, D.; THÉORÊT, A. The structure of unstructured decision processes. Administrative Science Quarterly, v. 21, n. 2, p. 246-275, 1976.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Processo Decisório: Enfoque Multidisciplinar. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 34. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
OLIVEIRA, Gabriella Soares de. Gestão de Projetos: Atuação do Secretário Executivo como Assessor em Projetos Tecnológicos. Monografia (Graduação) — Universidade Federal do Ceará, 2019. Disponível em: repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/65149/1/2019_tcc_gsoliveira.pdf. Acesso em: 11 Abr. 2025.
PEREIRA, T.; SANTOS, L. Fundações de apoio: desafios e oportunidades na gestão de projetos acadêmicos. Recife: UFPE, 2019.
PMI - Project Management Institute. (2021). Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). 7ª edição. PMI.
PRADO, D. Gerenciamento de Projetos nas Organizações. 2. ed. Belo Horizonte: INDG, 2020.
RODRIGUES, C.; MENDES, A. O secretário executivo e a gestão de projetos: uma análise prática. Revista Brasileira de Gestão Estratégica, v. 7, n. 1, p. 45-60, 2021.
SILVA, A.; PEREIRA, F. Competências do secretário executivo no século XXI. Revista de Gestão Organizacional, v. 12, n. 3, p. 89-105, 2020.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2005.
SIMON, H. A. The New Science of Management Decision. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1977.
SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2018.
TODOROV, M. C. A.; KNIESS, C. T.; LOPES, E. L.; MARTINS, C. B. Competências do Secretariado Executivo na gestão de projetos. Gestão & Produção, São Carlos, v. 28, n. 3, e5181, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9649-2021v28e5181. Acesso em: 11 abr. 2025.
VARGAS, R. Manual prático de gestão de projetos. 10. ed. São Paulo: Brasport, 2017.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Expectativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.