ATUAÇÃO DO BACHAREL EM SECRETARIADO EXECUTIVO EM CARGOS COM ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS A SUA CATEGORIA PROFISSIONAL: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE DO OESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v11i1.7274Resumo
A atuação do secretário executivo, desde a década de 1990, vem se desenvolvendo com a incorporação de atividades mais complexas, que exigem maiores responsabilidades e competências distintas. As alterações ocorridas nas organizações, com o objetivo de se adequarem a um mercado altamente competitivo, levaram à demanda por um novo perfil profissional de colaboradores. Com a pesquisa bibliográfica apresentada neste artigo, evidenciou-se que o bacharel em secretariado executivo contempla o perfil necessário para atuar nas organizações atuais. Neste sentido, o objetivo deste estudo é investigar qual a formação acadêmica dos profissionais que exercem os cargos de secretário executivo em uma empresa de grande porte do Oeste do Paraná, Brasil. O resultado da pesquisa apontou que este profissional não ocupa os cargos que possuem atribuições inerentes a sua categoria profissional. Estes cargos são ocupados por profissionais de outras áreas, o que evidencia que a referida empresa, no momento de contratar um secretário executivo, não leva em consideração a formação exigida pela Lei Federal que regulamenta esta profissão.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
LAWDER, V. G. B.; WILLERS, E. M. ATUAÇÃO DO BACHAREL EM SECRETARIADO EXECUTIVO EM CARGOS COM ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS A SUA CATEGORIA PROFISSIONAL: ESTUDO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE DO OESTE DO PARANÁ. Revista Expectativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 41–58, 2000. DOI: 10.48075/revex.v11i1.7274. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/7274. Acesso em: 20 abr. 2025.
Edição
Seção
Seção - Secretarial
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.