A VIRTUALIDADE NO MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v11i1.7275Resumo
O movimento geral de virtualização afeta os diversos meios sociais, porém ele não veio como forma de substituição da realidade, mas sim para facilitar e dar outra visão às atividades. O virtual está presente em diversos segmentos: comunidades, democracia, empresas virtuais, no trabalho e na assessoria virtual. Este trabalho tem como objetivo investigar a virtualização na atuação de assessores executivos, focalizando a realidade atual e as perspectivas na visão dos profissionais atuantes. Para o alcance dos objetivos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com conotação qualitativa. A pesquisa foi direcionada aos profissionais com formação superior em Secretariado Executivo, atuantes como assessores virtuais no Brasil. A análise dos dados revelou que o trabalho virtual em Secretariado Executivo corresponde a uma nova forma de organização do trabalho, relacionando-se com a flexibilidade das estruturas, anteriormente, tradicionais e centralizadas, estando, portanto, articulado à desagregação do emprego clássico, emergindo como uma nova oportunidade de atuação secretarial.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.