A VIRTUALIDADE NO MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v11i1.7275Resumo
O movimento geral de virtualização afeta os diversos meios sociais, porém ele não veio como forma de substituição da realidade, mas sim para facilitar e dar outra visão às atividades. O virtual está presente em diversos segmentos: comunidades, democracia, empresas virtuais, no trabalho e na assessoria virtual. Este trabalho tem como objetivo investigar a virtualização na atuação de assessores executivos, focalizando a realidade atual e as perspectivas na visão dos profissionais atuantes. Para o alcance dos objetivos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com conotação qualitativa. A pesquisa foi direcionada aos profissionais com formação superior em Secretariado Executivo, atuantes como assessores virtuais no Brasil. A análise dos dados revelou que o trabalho virtual em Secretariado Executivo corresponde a uma nova forma de organização do trabalho, relacionando-se com a flexibilidade das estruturas, anteriormente, tradicionais e centralizadas, estando, portanto, articulado à desagregação do emprego clássico, emergindo como uma nova oportunidade de atuação secretarial.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BARROS, C. de M. P.; VASCONCELOS, L. S.; SILVA, J. S. da; BRITO, D. G. S.; SILVA FILHO, M. C. da. A VIRTUALIDADE NO MUNDO DO TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO VIRTUAL. Revista Expectativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 59–82, 2000. DOI: 10.48075/revex.v11i1.7275. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/7275. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Seção - Secretarial
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.