A LÍNGUA INGLESA NOS CURSOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v12i1.7313Palavras-chave:
Língua Inglesa. Inglês Para Fins Específicos. Curso de Secretariado.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo evidenciar a língua inglesa nos cursos de secretariado executivo, sinalizando as potencialidades desse idioma como trilha de sucesso para o profissional secretário. Foram realizadas leituras direcionadas para o objeto de estudo proposto, além do levantamento em matrizes curriculares da disciplina de língua inglesa em diferentes instituições de ensino superior no curso de secretariado executivo. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho quanti-qualitativo realizado através da aplicação de um questionário estruturado com análise de conteúdo segundo Minayo, para tratamento dos dados. O estudo revelou que o English for Specific Purposes – inglês para fins específicos, é um grande aliado para o discente, pois esta abordagem tem por característica primordial atender a área de atuação específica do aprendiz. Através do questionário aplicado com os discentes, 50% afirmaram que após os dois módulos de língua inglesa ofertada no Curso de Tecnologia em Secretariado, em uma Instituição Pública Federal do Piauí, seus conhecimentos neste idioma não melhoraram. A outra parcela pesquisada, ou seja, 50% dos pesquisados, afirmaram que seus conhecimentos melhoraram, pois a pronúncia melhorou em algumas palavras, conseguem traduzir novas frases e o vocabulário se expandiu, aumentando o interesse em aprender a Língua Inglesa. Deste modo, destaca-se a grande importância da língua inglesa nos cursos de secretariado executivo, cabendo às instituições de ensino dar mais atenção este idioma em disciplinas obrigatórias, por ser um importante aliado para o profissional secretário.Downloads
Publicado
16-09-2013
Como Citar
MARQUES, P. da S.; SOUSA, F. de F. de L.; BARROS, I. de C. A LÍNGUA INGLESA NOS CURSOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 151–169, 2013. DOI: 10.48075/revex.v12i1.7313. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/7313. Acesso em: 24 maio. 2025.
Edição
Seção
Seção - Línguas/Comunicação
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.