BARREIRAS À ECOINOVAÇÃO EM EMPRESAS INSTALADAS NOS PARQUES TECNOLÓGICOS DO ESTADO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v16i2.17241
Supporting Agencies
Keywords:
Inovação sustentável. Barreiras à ecoinovação. Parques tecnológicos no ParanáAbstract
Este artigo objetiva identificar as variáveis que representam barreiras para a ecoinovação em empresas instaladas nos parques tecnológicos do Estado do Paraná. Com foco nos conceitos de sustentabilidade, autores têm se dedicado a ampliar a abordagem de aspectos relevantes para o desenvolvimento da ecoinovação nas organizações. Adotou-se os trabalhos de Carrillo-Hermosilla, González, Könnölä (2009) como diretriz teórica para identificar as principais variáveis que podem se revelar barreiras à ecoinovação. A partir de um estudo quantitativo, identificaram-se quais dessas variáveis são consideradas barreiras para a população estudada. Desenvolveu-se um tratamento estatístico dos dados coletados em duas etapas: (i) redução fatorial exploratória das variáveis em grupos de barreiras; (ii) regressão dos modelos estatísticos. Os resultados revelaram que algumas variáveis apontadas na teoria não foram consideradas como relevantes para os entrevistados e ainda, as variáveis das barreiras internas são as mais significativas na condução de suas atividades inovativas deste grupo de empresas.Downloads
Additional Files
Published
17-01-2018
How to Cite
SILVEIRA, A. D.; VELOSO, F. R.; CARVALHO, A. de P. BARREIRAS À ECOINOVAÇÃO EM EMPRESAS INSTALADAS NOS PARQUES TECNOLÓGICOS DO ESTADO PARANÁ. Revista Expectativa, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–25, 2018. DOI: 10.48075/revex.v16i2.17241. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/17241. Acesso em: 20 apr. 2025.
Issue
Section
Seção - Gestão nas Organizações
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.