ASPECTOS DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA EM CORPUS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v18i2.23714Palavras-chave:
Secretariado Executivo. Redação Técnica. Língua Portuguesa.Resumo
A atuação secretarial é caracterizada pelo desenvolvimento de atividades diversas que vão da gestão de pessoas e processos à assessoria executiva, perpassando por questões de comunicação organizacional, relacionamento interpessoal, gestão documental, organização de eventos, dentre outras. Todas estas áreas de atuação possuem como base o uso da comunicação e a produção de textos técnicos e relatórios diversos em inúmeras situações. Neste sentido, este estudo busca investigar as características da produção textual de estudantes de um curso de Secretariado Executivo ofertado na modalidade da Educação a Distância em uma instituição de ensino situada na cidade de Curitiba, Paraná. Para tanto, o objetivo da pesquisa é investigar as dificuldades e incorreções relacionadas à produção textual, em Língua Portuguesa, de alunos de graduação de um curso de Secretariado Executivo. Os procedimentos metodológicos baseiam-se nas ferramentas da pesquisa exploratória e descritiva, utilizando como dados para análise relatórios de Estádio Supervisionado e relatórios finais de atividades práticas desenvolvidos pelos estudantes. As análises preliminares da pesquisa indicam problemas na redação de textos técnicos no que tange ao uso inadequado da crase, em questões de regência verbal e colocação de pronomes oblíquos e na dificuldade de diferenciar a conjunção adversativa ‘mas’ do advérbio ‘mais’.
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