ASPECTOS DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA EM CORPUS

Autores

  • Adriana Czajkowski Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Edilaine Cegan Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Rodrigo Müller Universidade Federal da Bahia
  • Thereza Cristina de Souza Lima Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v18i2.23714
Agências de fomento

Palavras-chave:

Secretariado Executivo. Redação Técnica. Língua Portuguesa.

Resumo

A atuação secretarial é caracterizada pelo desenvolvimento de atividades diversas que vão da gestão de pessoas e processos à assessoria executiva, perpassando por questões de comunicação organizacional, relacionamento interpessoal, gestão documental, organização de eventos, dentre outras. Todas estas áreas de atuação possuem como base o uso da comunicação e a produção de textos técnicos e relatórios diversos em inúmeras situações. Neste sentido, este estudo busca investigar as características da produção textual de estudantes de um curso de Secretariado Executivo ofertado na modalidade da Educação a Distância em uma instituição de ensino situada na cidade de Curitiba, Paraná. Para tanto, o objetivo da pesquisa é investigar as dificuldades e incorreções relacionadas à produção textual, em Língua Portuguesa, de alunos de graduação de um curso de Secretariado Executivo. Os procedimentos metodológicos baseiam-se nas ferramentas da pesquisa exploratória e descritiva, utilizando como dados para análise relatórios de Estádio Supervisionado e relatórios finais de atividades práticas desenvolvidos pelos estudantes. As análises preliminares da pesquisa indicam problemas na redação de textos técnicos no que tange ao uso inadequado da crase, em questões de regência verbal e colocação de pronomes oblíquos e na dificuldade de diferenciar a conjunção adversativa ‘mas’ do advérbio ‘mais’.

Biografia do Autor

Adriana Czajkowski, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Administração pela Universidade Positivo. Possui Especialização em Gestão de Organizações Turísticas e Hoteleiras pelas Faculdades Opet, Especialização em Marketing e Comunicação pelas Faculdades Integradas Curitiba e Graduação em Turismo pelas Faculdades Integradas Curitiba. Atualmente é Professora Colaboradora no Centro Universitário Internacional Uninter. Desenvolve pesquisas e tem experiência docente nas áreas de administração, turismo e secretariado executivo.

Edilaine Cegan, Centro Universitário Internacional UNINTER

Mestre em Administração pela Universidade Positivo (2013). Especialista em Secretariado Executivo e Comunicação com complementação ao Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de pós-graduação e extensão (2010). Bacharela em Administração (2019) e em Secretariado Executivo Trilíngue (2008) pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER.

Rodrigo Müller, Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Thereza Cristina de Souza Lima, Centro Universitário Internacional UNINTER

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), especialista (1999) em Língua Inglesa também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), graduada em Letras pela Universidade Santa Úrsula (1976). Atualmente, trabalha no departamento de internacionalização do Centro Universitário Internacional UNINTER e é coordenadora de vários cursos de Pós-graduação Lato Sensu na mesma IES. É também professora de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística em diversos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Referências

ANJOS, Érika dos. Erros de português respondem por 34% das eliminações dos candidatos. Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. 2019. Disponível em: https://cra-rj.adm.br/erros-de-portugues-respondem-por-34-das-eliminacoes-dos-candidatos/. Acesso em 22 jul. 2019

BERBER SARDINHA, Tony. Linguística de Corpus. São Paulo: Manole, 2004.

BERNARDON, Maura. A linguística aplicada, a pesquisa e o Secretariado Executivo. Revista Expectativa. Toledo. v. 1, n.1, 2001.

BRASIL, Lei n. 7.377, de 30 de setembro de 1985. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília–DF, 01 out 1985. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7377.htm. Acesso em: 26 jul. 2019.

______, Lei n. 9.261, de 10 de janeiro de 1996. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília–DF. 11 jan. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9261.htm. Acesso em: 26 jul. 2019

______. Resolução n. 3, de 23 de junho de 2005. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de graduação em Secretariado Executivo. Diário Oficial da União. Brasília-DF: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces003_05.pdf. Acesso em: 26 jul. 2019.

CATHO. Pesquisa dos Profissionais Brasileiros: Um panorama sobre contratação, demissão e carreira. 2014. Disponível em https://img.catho.com.br/site/landing/pesquisa-profissionais/images/pdf/pesquisa-profissionais-catho-2014.pdf?, Acesso em: 25 jul. 2019.

CIELO, Ivanete Daga; SCHMIDT, Carla Maria; WENNINGKAMP, Keila Raquel. Secretariado Executivo no Brasil: quo vadis? Revista de Gestão e Secretariado. São Paulo. v. 5, n. 3, p. 49-70. 2014.

E-MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior: Cadastro E-MEC. Brasília, 2019. Disponível em: http://emec.mec.gov.br/. Acesso em26 jul. 2019.

FROTA, André; SENS, Diogo Filipe. Globalização e governança internacional: fundamentos teóricos. Curitiba: InterSaberes, 2017.

MAIA, Fernanda Landolfi; OLIVEIRA, Vanderleia Stece de. Secretariado em pauta: técnicas de assessoria e métodos de organização. Curitiba: InterSaberes, 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192. Acesso em 26/07/2019.

NYEGRAY, João Alfredo Lopes. Projetos Internacionais: estratégias para a expansão. Curitiba: InterSaberes, 2016.

PAES, Raul Vitor Oliveira et al. Novas formas de atuação do profissional de secretariado executivo. Revista Gestão e Secretariado. São Paulo. v.6, n.1, p. 99-125, jan/abril 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/18122790-Novas-formas-de-atuacao-do-profissional-de-secretariado-executivo-the-executive-secretariat-new-professional-practices.html. Acesso em: 26 jul. 2019.

PORTELA, Keyla Cristina Almeida; BRAUER, Karin Claudia Nin. Os processos verbais nos artigos científicos da revista Gestão e Secretariado: uma análise com base na linguística sistêmico-funcional. Revista de Gestão e Secretariado. Anais... SIELP. 2012.

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO. Bacharelado em Secretariado Executivo. Curitiba: Centro Universitário Internacional UNINTER. 2019.

SANTOS, Magda Elizabete dos.; MORETTO, Cleide Fátima. O mercado de trabalho do secretário executivo no contexto da dinâmica produtiva e do emprego recentes no Brasil. Revista do Secretariado Executivo (Secretariado em Revist@), n. 7. p. 21-35. Passo Fundo: 2011.

SOUZA, Eduardo Cesar Pereira; GALINDO, Alexandre Gomes; MARTINS, Cibele Barsalini. A produção acadêmico-científica no campo do Secretariado: mapeamento de dissertações e teses no período de 1999 a 2013. Revista de Administração Geral. Curso de Administração da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP. v.1, n.1, p.154-173, 2015.

SOUZA, Katia Cristina de; GALVÃO, Mariana Sabino Petean. A importância da língua portuguesa na matriz curricular dos cursos superiores de Secretariado Executivo. Revista de Gestão e Secretariado. São Paulo, v.7, n3, p.47-65. Set/dez2016. Disponível em https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/488/pdf. Acesso em 25 jul. 2019.

Downloads

Publicado

26-02-2020

Como Citar

CZAJKOWSKI, A.; CEGAN, E.; MÜLLER, R.; LIMA, T. C. de S. ASPECTOS DA PRODUÇÃO TEXTUAL DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA INVESTIGAÇÃO BASEADA EM CORPUS. Revista Expectativa, [S. l.], v. 18, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/revex.v18i2.23714. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/23714. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção - Línguas/Comunicação