A relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.29937Keywords:
Crenças, Práticas de leitura, Secretariado ExecutivoAbstract
The theme of this study was the beliefs and practices of academic reading, in view of this, it was investigated: what is the relationship between the beliefs and practices of academic reading of the students of the Executive Secretarial of the Federal University of Sergipe (UFS)? Thus, the general objective was to investigate the relationship between the beliefs and academic reading practices of these students. The study started from a theoretical survey about beliefs and reading practices, and has a qualitative approach with a descriptive nature. A semi-structured interview was carried out with three students from the 2018 class of the Executive Secretariat course by Google Meet. It was observed that the interviewees believed that they were encouraged to read during graduation by the professors, but there were other factors which frustrated and discouraged the academics who could not understand reading, such as excessive formality, jargon, fancy language, dense reading, as well as like lack of time. It is also concluded that reading practices are predominantly influenced by beliefs.
References
AGUIAR, M. D. A. A leitura em sala de aula e as crenças de professores e alunos sobre tal competência. Revista de letras, v. 7, n. 1, 2014. Não paginado. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RL/article/view/4744. Acesso em: 04 out. 2021.
AZEVEDO, G. X.; LEMOS, C. T. Sistemas de crenças: uma conceituação. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 43, n. 2, p. 237 –255, 2018b. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp. Acesso em: 27 set. 2021.
BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada e ensino de línguas. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas: UCPel, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15586/9773. Acesso em: 27 set. 2021.
BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/qfzDkyppVRGDMQWCGm6K9SQ/?lang=pt. Acesso em: 27 set. 2021.
BRASIL. Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispõe sobre o exercício da profissão de secretário, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1 out. 1985. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7377-30-setembro-1985-356167-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 01 set. 2021.
CANTALICE, L. M; OLIVEIRA, K. L. Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 227-234, jul/dez 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200004.Acesso em: 17 set. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.
GUERRA, E. L. A. Manual pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Grupo anima educação, 2014. 47 p.
KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 9º ed. São Paulo: Pontes, 2002. 102 p.
KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008. 215 p.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.
NASCIMENTO, N. M.; OLIVEIRA, F. E.; OLIVEIRA, M. N.; crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas: um panorama das dissertações produzidas no brasil. Revista Trama, v. 16, n. 37, p. 71- 83, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23691/1522. Acesso em: 06 out. 2021.
NEVES, G. A. Crenças socioculturais de alunos e suas influências no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 2004. Não paginado. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CBLA_VII/pdf/055_neves.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.
PINKER, S. Guia de Escrita: como conceber um texto com clareza, precisão e elegância. São Paulo: Contexto, 2016. 256 p.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013, 276 p. E-book. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf Acesso em: 09 ago. 2021.
SANTOS, S. J. B. A importância da leitura no ensino superior. Revista de educação, v. 9, n. 9, p. 77- 83, 2006. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/educ/article/view/2176. Acesso em: 23 out. 2021
SHERMER, M. Cérebro e Crença. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: JSN Editora, 2012. E-book. Não paginado. Disponível em: https://pt.br1lib.org/book/2370931/1df89d. Acesso em: 05 jan. 2022.
SILVA, J. A. Discutindo sobre leitura. Letras Escreve – Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras-UNIFAP, v. 1, n. 1, p. 22-35, 2011. Disponível em:
https://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/viewFile/326/n1jose.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.194 p.
SOUZA, I. Estratégias de leitura para ler e compreender melhor. São Paulo, 2017, 80p. E-book. Não paginado. Disponível em: https://br1lib.org/book/5613750/9350f2. Acesso em: 04 dez. 2021.
TANZAWA, E. C. L.; PULLIN, E. M. M. P. Leituras prescritas e práticas de leitura
de estudo no ensino superior. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 265-274, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/qx4gnfhy3vs4qGBXqyZ9R5B/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 out. 2021.
ZAMBELLO, A. V.; et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018. 96 p. E-book.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Expectativa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.