A relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.29937

Keywords:

Crenças, Práticas de leitura, Secretariado Executivo

Abstract

The theme of this study was the beliefs and practices of academic reading, in view of this, it was investigated: what is the relationship between the beliefs and practices of academic reading of the students of the Executive Secretarial of the Federal University of Sergipe (UFS)? Thus, the general objective was to investigate the relationship between the beliefs and academic reading practices of these students. The study started from a theoretical survey about beliefs and reading practices, and has a qualitative approach with a descriptive nature. A semi-structured interview was carried out with three students from the 2018 class of the Executive Secretariat course by Google Meet. It was observed that the interviewees believed that they were encouraged to read during graduation by the professors, but there were other factors which frustrated and discouraged the academics who could not understand reading, such as excessive formality, jargon, fancy language, dense reading, as well as like lack of time. It is also concluded that reading practices are predominantly influenced by beliefs.

Author Biographies

MARIA MADALENA BISPO DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Assistente Administrativo I (terceirizada locada na Central de Estágios – UFS).

IGOR GADIOLI CAVALCANTE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

É mestre em Linguística Aplicada (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e licenciado em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Participou de intercâmbio universitário na University of Manitoba (2007) e atua no Grupo de Pesquisa "Letramentos em inglês: língua, literatura e cultura" (DLES/UFS), tendo experiência em pesquisas na área de ensino/aprendizagem de língua adicional com viés etnográfico. Atuou como professor de Inglês e orientador pedagógico no Yázigi João Pessoa, entre 2003 e 2010.Desenvolve um projeto de extensão de Escrita Criativa com graduandos na Universidade Federal de Sergipe, através do qual está organizando uma coletânea de narrativas valendo-se de entrevistas de cunho etnográfico. É professor Assistente nível I de Inglês e Português do Departamento de Secretariado Executivo na Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão/Aracaju. Suas áreas de interesse são: Escrita Criativa, pesquisa etnográfica, ensino de língua materna, ensíno de língua inglesa e formação de professores de línguas.

SILVIA REGINA PAVERCHI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Professora do Departamento de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é pesquisadora dos grupos de estudo certificados pelo CNPq: GEPISEC e Grupo de Pesquisa em Práticas Secretariais. Doutora pelo Programa de Integração da América Latina (PROLAM/USP)- área: comunicação e cultura - tema: refugiados, fluxos migratórios na América Latina, genocídio armênio, diáspora armênia no Brasil e Argentina. Bolsista do Genocide and Human Rights University Program pelo Zoryan Institute (Agosto/2012 - Toronto, Canadá). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP - tema: cultura brasileira - literatura e adaptação no cinema. Graduada em Secretário Executivo Bilíngue/ PUCSP. Docente convidada para cursos de Extensão da FFLCH/ USP sobre:1. Cáucaso e Armênia atual, 2. Cinema e Migrações. Professora Leitora de Português, literatura e cultura brasileira no pós-graduação da Universidade Estatal e na graduação da Universidade Estatal Linguística (After V. Brusov), Ierevan (Armênia) -Programa Leitorado CAPES e Ministério das Relações Exteriores do Brasil 2009/2010. Experiência técnico administrativa na área de Relações Internacionais para intercâmbios internacionais de mobilidade estudantil e docente e organização de eventos científicos. Ministrou aulas nos cursos superiores de Letras, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, em curso livre de Cinema e Vídeo e projetos de extensão. Tem publicações nas áreas de Português brasileiro, secretariado executivo, literatura, cultura, cinema e migrações.

References

AGUIAR, M. D. A. A leitura em sala de aula e as crenças de professores e alunos sobre tal competência. Revista de letras, v. 7, n. 1, 2014. Não paginado. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RL/article/view/4744. Acesso em: 04 out. 2021.

AZEVEDO, G. X.; LEMOS, C. T. Sistemas de crenças: uma conceituação. Protestantismo em Revista, São Leopoldo, v. 43, n. 2, p. 237 –255, 2018b. Disponível em: http://periodicos.est.edu.br/index.php/nepp. Acesso em: 27 set. 2021.

BARCELOS, A. M. F. Crenças sobre aprendizagem de línguas, linguística aplicada e ensino de línguas. Revista Linguagem e Ensino, Pelotas: UCPel, v. 7, n. 1, p. 123-156, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15586/9773. Acesso em: 27 set. 2021.

BARCELOS, A. M. F. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109-138, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/qfzDkyppVRGDMQWCGm6K9SQ/?lang=pt. Acesso em: 27 set. 2021.

BRASIL. Lei nº 7.377, de 30 de setembro de 1985. Dispõe sobre o exercício da profissão de secretário, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1 out. 1985. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7377-30-setembro-1985-356167-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 01 set. 2021.

CANTALICE, L. M; OLIVEIRA, K. L. Estratégias de leitura e compreensão textual em universitários. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 227-234, jul/dez 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000200004.Acesso em: 17 set. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

GUERRA, E. L. A. Manual pesquisa qualitativa. Belo Horizonte: Grupo anima educação, 2014. 47 p.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 9º ed. São Paulo: Pontes, 2002. 102 p.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e Compreender: os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008. 215 p.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 310 p.

NASCIMENTO, N. M.; OLIVEIRA, F. E.; OLIVEIRA, M. N.; crenças sobre o ensino-aprendizagem de línguas: um panorama das dissertações produzidas no brasil. Revista Trama, v. 16, n. 37, p. 71- 83, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/23691/1522. Acesso em: 06 out. 2021.

NEVES, G. A. Crenças socioculturais de alunos e suas influências no processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE LINGÜÍSTICA APLICADA, 2004. Não paginado. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/CBLA_VII/pdf/055_neves.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

PINKER, S. Guia de Escrita: como conceber um texto com clareza, precisão e elegância. São Paulo: Contexto, 2016. 256 p.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013, 276 p. E-book. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf Acesso em: 09 ago. 2021.

SANTOS, S. J. B. A importância da leitura no ensino superior. Revista de educação, v. 9, n. 9, p. 77- 83, 2006. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/educ/article/view/2176. Acesso em: 23 out. 2021

SHERMER, M. Cérebro e Crença. Tradução de Eliana Rocha. São Paulo: JSN Editora, 2012. E-book. Não paginado. Disponível em: https://pt.br1lib.org/book/2370931/1df89d. Acesso em: 05 jan. 2022.

SILVA, J. A. Discutindo sobre leitura. Letras Escreve – Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras-UNIFAP, v. 1, n. 1, p. 22-35, 2011. Disponível em:

https://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/viewFile/326/n1jose.pdf. Acesso em: 17 out. 2021.

SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.194 p.

SOUZA, I. Estratégias de leitura para ler e compreender melhor. São Paulo, 2017, 80p. E-book. Não paginado. Disponível em: https://br1lib.org/book/5613750/9350f2. Acesso em: 04 dez. 2021.

TANZAWA, E. C. L.; PULLIN, E. M. M. P. Leituras prescritas e práticas de leitura

de estudo no ensino superior. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 265-274, jul./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/qx4gnfhy3vs4qGBXqyZ9R5B/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 out. 2021.

ZAMBELLO, A. V.; et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: Funepe, 2018. 96 p. E-book.

Published

30-09-2024

How to Cite

BISPO DOS SANTOS, M. M.; GADIOLI CAVALCANTE, I.; REGINA PAVERCHI, S. A relação entre crenças e práticas de leitura acadêmica dos alunos de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe . Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 61–84, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i3.29937. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29937. Acesso em: 16 apr. 2025.

Issue

Section

Seção - Secretarial