A flexibilização dos usos sociolinguísticos em contexto escolar no município de Aquidauana-MS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v23i2.32827

Keywords:

Usos Sociolinguísticos. Flexibilização. Contexto de ensino.

Abstract

O presente estudo sobre a flexibilização dos usos sociolinguísticos para alunos do 7º ano na Escola Estadual Marly Russo Rodrigues, no município de Aquidauana-MS, possibilita demonstrar por meio de fatos que a linguagem não deve ser analisada apenas como uma ferramenta de comunicação, mas sim como eixo principal da expressão da cultura e sua identidade, e do meio social no qual o aluno está inserido, tendo suas vivências identificadas e relacionadas no âmbito escolar e na sociedade. Para tanto, fundamenta-se a sociolinguística, explorando seus conceitos, origens, e objetos no contexto escolar. Neste estudo, foi proposto mediante aos procedimentos metodológicos, uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas de pesquisa participativa com informantes e observação direta, levantamento bibliográfico, definidos por etapas. O estudo concebe discutir os resultados dos dados sociolinguísticos relacionados aos extralinguísticos, traçando um perfil sociolinguístico. Portanto, a pesquisa resultou através do perfil, a existência da diversidade linguística usada no meio estudantil, enaltecendo assim a importância da flexibilização desses usos linguísticos para uma educação inclusiva e eficaz preparando uma sociedade mais engajada com uma educação diversificada e eficiente.

Author Biographies

Cristiane SCHMIDT, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Estadual do Mato Grosso/UNEMAT - Unidade Cáceres. Orientadora a Nível de Mestrado e Doutorado. Docente Adjunto do Curso de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS. Pós-Doutorado em Linguística, área de concentração em Análise do Discurso pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul/UEMS (2018). Doutora em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE (2016).  Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos de Narrativas de Sujeitos-Professores em Formação-SUPROF. Desenvolve pesquisa sobre Variação Linguística; Livro Didático no Ensino de Língua Materna e Estrangeira; Metodologias do Ensino e Aprendizagem de Línguas. Formação de Professores de Línguas. Bilinguismo.

Sonia Sanches da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduanda no curso de Letras-Espanhol na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

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Published

30-06-2024

How to Cite

SCHMIDT, C.; SANCHES DA SILVA, S. A flexibilização dos usos sociolinguísticos em contexto escolar no município de Aquidauana-MS. Revista Expectativa, [S. l.], v. 23, n. 2, 2024. DOI: 10.48075/revex.v23i2.32827. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/32827. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Seção - Línguas/Comunicação