Desafios na gestão da comunicação organizacional pública: o caso da Prefeitura Municipal de Rio Paranaíba - MG
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v23i3.32948Keywords:
Comunicação Organizacional, Padronização da Comunicação, Administração PúblicaAbstract
The study focuses on analyzing internal communication within a municipal government, highlighting the potential of a comprehensive system to boost administrative efficiency. It emphasizes the importance of effective communication in fostering agile and transparent interaction among employees. The central purpose was to identify deficiencies in internal communication at the Rio Paranaíba-MG City Hall, pointing out areas that require improvement to promote integration and communicative standardization among departments and secretaries. We employed a qualitative approach, using methods such as document analysis, semi-structured interviews, and content analysis. The results revealed a lack of a strategic organizational communication system, as well as gaps in understanding communicative elements and knowledge of how the municipal government's communication context impacts individuals' communication. The findings underscore the need for measures to enhance organizational communication, such as establishing a department dedicated to communication management, with defined functions and appropriate prioritization, crucial for optimizing institutional performance and establishing solid foundations for effective interaction with involved stakeholders.
References
BARROS, Daiane Monique Lima de; Matos, Nailton Santos de. A importância da comunicação organizacional interna e dos feedbacks gerenciais. Revista de Administração; v. 13, n. 23, p. 3-20, 2015.
CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Revista de Administração Pública; Rio de Janeiro. v. 40, n. 6: 1123-1144, Nov./Dez. 2006.
CAVALHEIRO, Renato de Faria; ALVES, Alexandre da Silva. Comunicação integrada organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 200p.
CHIAVENATO, Idelfonso. Introdução à Teoria geral da Administração: Uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier Campus; 7. ed. 2003.
CORRÊA, Vagner Marcondes; SOARES, Nathalia Maria. O papel da comunicação dentro do ambiente organizacional. Interface Tecnológica; v. 17, n. 1, p. 699-707, 2020.
DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo: Atlas, 2007.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/rio-paranaiba/panorama. Acesso em: 03 nov. 2023.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. A comunicação estratégica nas organizações. Media & Jornalismo, v. 18, n. 33, p. 13-24, nov. 2018.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. As dimensões humana, instrumental e estratégica da comunicação: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação; v. 35, n. 2, p. 267-289, jul-dez. 2012.
SANTOS, Rosineia Oliveira. A importância da comunicação no processo de liderança. Revista de Administração em Saúde, v. 18, n. 72, jul-set. 2018.
SCROFERNEKER, Cleusa Maria Andrade. Trajetórias teórico-conceituais da Comunicação Organizacional. Revista FAMECOS, v. 13, n. 31, p. 47–53. 2006.
SOLIO, Marlene Branca. Comunicação organizacional frente a flexibilidade de um novo paradigma social. Revista de Comunicação Midiática (online), v. 9, n. 3, p. 41-55. set-dez. 2014. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/CM/article/view/171/172. Acesso em: 03 nov. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Expectativa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.