O Papel das Instituições de Ensino Superior na Promoção da Complexidade Econômica e Diversificação Regional
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v24i2.33320Keywords:
Instituições de Ensino Superior, Complexidade Econômica, Diversificação Regional, Desenvolvimento Local.Abstract
The article addresses the role of Higher Education Institutions (HEIs) in promoting economic complexity and regional diversification. The interaction between HEIs and the external environment will be explored, highlighting how this relationship can create networks that drive local development and stimulate the diversification of productive activities. The positive spill-over effects generated by HEIs will be discussed, emphasizing their strategic role in the context of economic complexity. The research also highlights the need to strengthen the connection between academic education and the demands of the labor market, aiming to prepare students for the challenges of the contemporary professional scenario and drive integral and sustainable regional development.
References
BALLAND, P-A.; BOSCHMA, R.; CRESPO, J.; RIGBY, D. "Smart specialization policy in the European Union: relatedness, knowledge complexity and regional diversification". Regional Studies, v. 53, n. 9, p. 1252-1268, 2019.
CANO, W. Desequilíbrios Regionais e Concentração Industrial no Brasil (1930-1970). 3ª ed. revista e modificada. São Paulo: Unesp, 2007.
CARAYANNIS, E. G.; CAMPBELL, D. F. Mode 3 Knowledge Production in Quadruple Helix Innovation Systems: 21st-Century Democracy. In: Innovation, and Entrepreneurship for Development. New York: Springer, 2012.
CARDOZO, S.; MARTINS, H. New Developmentalism, Public Policies, and Regional Inequalities in Brazil: The Advances and Limitations of Lula’s and Dilma’s Governments. Latin American Perspectives, v. 47, n. 2, p. 147-162, 2020.
DWECK, E. P.; ROSSI, P. Políticas sociais, distribuição, crescimento e mudança estrutural. In: LEITE (Org.). Alternativas para o desenvolvimento brasileiro: novos horizontes para a mudança estrutural com igualdade. 1ª ed. Santiago: Nações Unidas, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), 2019, 252p., p. 137-160;
ETZKOWITZ, Henry. Innovation in Innovation: the triple helix of university-industry-government relations. Social Science Information. [s. l], p. 293-337. Janeiro de 2003. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/05390184030423002>. Acesso em: 10 de junho 2023.
ESCOBAR, Herton. Inovação: o ingrediente que desafia as universidades. Jornal da USP. São Paulo, 07 março 2019. Disponível em: <https://jornal.usp.br/universidade/politicas-cientificas/inovacao-o-ingrediente-que-desafia-as-universidades/>. Acesso em: 10 de junho 2023.
FURTADO, C. A economia Latino-Americana: formação histórica e problemas contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
HAESBAERT, R. Regional-global: dilemas de la región y de la regionalización en la geografía contemporánea. 1. ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras; Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional, 2019. 176 p.
HAUSMANN, Ricardo et al. The atlas of Economic Complexity: Mapping paths to prosperity. Cambridge: MIT, 2013.
HAUSMANN, Ricardo; HIDALGO, C. A. Country diversification, product ubiquity, and economic divergence. HKS Working Papers, Cambridge, n. 201, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1724722. Acesso em: 09 de maio de 2023.
HIDALGO, C. A.; HAUSMANN, R. The Building Blocks of Economic Complexity. PNAS, v. 106, n. 26, pp. 10570–10575, 2009.
HIDALGO, C. A. Economic complexity theory and applications. Nat Rev Phys, v. 3, p. 92-113, 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2021. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao>. Acesso em: 17 de junho de 2023.
MACEDO, F.; PIRES, M.; SAMPAIO, D. 25 anos de Fundos Constitucionais de Financiamento no Brasil: avanços e desafios à luz da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. EURE (Santiago), v. 43, n. 129, p. 257-277, 2017.
MARTIN, R. Rebuilding the economy from the Covid crisis: time to rethink regional studies? Regional Studies, Regional Science, v. 8, n. 1, p. 143-161, 2021.
MARTIN, R.; PIKE, A.; SUNLEY, P.; TYLER, P.; GARDINER, B. Levelling up' the UK: reinforcing the policy agenda. Regional Studies, Regional Science, v. 9, n. 1, p. 794-817, 2022.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Número de artigos brasileiros, da América Latina e do mundo publicados em periódicos científicos indexados pela Scopus, por área do Conhecimento, 2000-2022. Disponível em: <https://acesse.one/4H4bw>. Acesso em: 16 junho de 2023.
PEREIRA, S.; TEIXEIRA, Aurora. Regional smart specialisation strategies and Universities’ engagement: An exploratory study. Public Policy Portuguese Journal, v. 7, n. 1, p. 27-51, 2022.
ROMERO, J. P.; SILVEIRA, F. Mudança estrutural e complexidade econômica: identificando setores promissores para o desenvolvimento dos estados brasileiros. In: LEITE (Org.). Alternativas para o desenvolvimento brasileiro: novos horizontes para a mudança estrutural com igualdade. 1ª ed. Santiago: Nações Unidas, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), 2019, 252p., p. 137-160;
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SCOTT, A.; STORPER, M. Regions, Globalization, Development. Regional Studies, vol. 37, n. 6&7, pp. 579-593, ago./out. 2003.
TOMAZ, P. A.; FISCHER, B. B. Alinhamento entre produção científica e economia local: o caso do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. In: MACEDO, F. C. de; MONTEIRO
NETO, A.; VIEIRA, D. J. (Org.). Universidade e território: ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. 1. ed. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022. p. 179-206.
VIEIRA, Danilo Jorge; MACEDO, Fernando Cezar de. Crescimento e configuração regional do sistema de ensino superior brasileiro no século XXI. In: MACEDO, F. C. de; MONTEIRO
NETO, A.; VIEIRA, D. J. (Org.). Universidade e território: ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. 1. ed. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2022. p. 29-94.
YOUTIE, J., SHAPIRA, P. Building an innovation hub: acase study of the transformation of university roles in regional technological and economic development. Research policy, v. 37, n. 8, p. 1188-1204, 2008. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0048733308000875>. Acesso em: 10 de junho 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Expectativa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.