CONSCIÊNCIA ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES NA ECONOMIA GLOBALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v3i1.750Keywords:
Ética, Moral, responsabilidade.Abstract
No período mercantilista o acúmulo de riquezas provenientes do extrativismo de recursos minerais e vegetais era sinônimo de desenvolvimento e poder. Com isso, houve uma busca desenfreada na conquista de novas colônias, sem nenhuma preocupação com os possíveis danos ao meio ambiente. Com o desenvolvimento industrial, houve o surgimento de grande quantidade de fábricas, conseqüentemente poluentes são lançados na atmosfera, sem nenhum controle, tendo em vista a preservação da qualidade de vida das pessoas e muito menos com o meio ambiente. Não havia uma consciência ética e responsável com a sociedade, o interesse era restrito a maximização do lucro sem compromisso com os demais agentes envolvidos. Esse interesse estritamente voltado para o lucro trouxe enormes prejuízos para o meio ambiente. No entanto, com o crescimento populacional e o agravamento dos problemas ambientais, a sociedade, a partir de organizações e movimentos de defesa do meio ambiente, passou a exigir das organizações uma postura ética e responsável com a sociedade. A responsabilidade deve envolver todos os Stakehalders, ou seja, as pessoas e todos os agentes envolvido em um empreendimento devem ser tratadas de maneira ética para que valores morais e sociais sejam preservados.Downloads
Published
01-01-2000
How to Cite
TAGLIAPIETRA, O. M.; SANTANA, M. de F. P.; DEPARIS, E. CONSCIÊNCIA ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES NA ECONOMIA GLOBALIZADA. Revista Expectativa, [S. l.], v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/revex.v3i1.750. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/750. Acesso em: 3 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.