PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO NA TOMADA DE DECISÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v14i1.11309Palabras clave:
Tomada de decisão, Processo decisório, Secretariado Executivo.Resumen
Tomar decisões é um processo constante, umas escolhas possuem impactos quase irrelevantes e outras podem trazer mudanças drásticas. No ambiente empresarial a tomada de decisão não é uma tarefa simples devido a maior complexidade das alternativas e dos resultados. Nesse cenário, surgem os profissionais de secretariado executivo atuando principalmente como assessores dos tomadores da decisão. Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a participação do profissional de secretariado executivo na tomada de decisão, buscando identificar suas contribuições. Para isso, foi realizado um estudo de caso único em uma empresa privada do setor de projetos e obras civis do estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa. A técnica escolhida para coleta dos dados foi a entrevista em profundidade com a secretária executiva da empresa e seu gestor. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados possibilitam evidenciar, de forma geral, que a empresa estudada utiliza o modelo de tomada de decisão em grupo, por meio do método consultivo, para decisões não-programadas ou com grau de risco ou de incerteza e que a principal contribuição da secretária executiva no processo decisório da empresa é com o gerenciamento das informações.Descargas
Publicado
23-06-2015
Cómo citar
CAVALCANTE, M. de F. R.; DURANTE, D. G. PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO EXECUTIVO NA TOMADA DE DECISÃO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 14, n. 1, 2015. DOI: 10.48075/revex.v14i1.11309. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/11309. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
Temáticas interdisciplinares
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.