LEITURA: COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v3i1.756Palabras clave:
leitura, estratégias, conhecimento cultural.Resumen
As estratégias de leitura são essenciais para a construção da coerência local, das relações coesivas que se estabelecem entre os elementos sucessivos e seqüenciais do texto. A compreensão é um esforço inconsciente de recriação do sentido do texto através da ativação de um conjunto de conhecimentos. O conhecimento cultural é armazenado na memória de forma ordenada, em blocos que são denominados de modelos cognitivos globais, os quais são culturalmente determinados e aprendidos através de nossa vivência em dada sociedade. Pode-se considerar que o texto é um entremeado de espaços em branco, de interstícios a serem preenchidos, e quem o emitiu previa que esses espaços e interstícios seriam preenchidos e os deixou em brancos, para em seguida o texto realizar a sua funçãoDescargas
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
CALIXTO, B. J. LEITURA: COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO. Revista Expectativa, [S. l.], v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.48075/revex.v3i1.756. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/756. Acesso em: 3 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.