RELEITURA DA HISTÓRIA SECRETARIAL BRASILEIRA SOB A ÓTICA DO COMPROMISSO, DO PERTENCIMENTO E DA IDENTIDADE
DOI :
https://doi.org/10.48075/revex.v19i1.23468Mots-clés :
Secretariado. Pertencimento. Comprometimento. Identidade.Résumé
A partir da premissa de que a identidade da profissão secretarial é resultado de um processo de transformação histórica, que evoluiu da alienação para o comprometimento e, deste para o pertencimento, este estudo busca refletir acerca do processo de evolução da profissão secretarial, sob a ótica dos fenômenos do pertencimento e da identidade. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo bibliográfico e documental de abordagem qualitativa. Após a descrição dos elementos constituintes dos fenômenos do pertencimento e da identidade, correlacionou-se os fatos históricos que caracterizam a profissão secretarial com as três unidades analíticas apresentadas. Os dados levantados foram categorizados e analisados com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que houve a transformação do sujeito secretário e de seu status quo, fato que o afastou da passividade e da alienação dos primeiros anos de atuação profissional. Assim, infere-se que o comprometimento, associado ao pertencimento, são elementos presentes da história do secretariado, cujos resultados nos dias atuais materializam-se na identidade secretarial.
Références
ALMEIDA, W. G.; ROGEL, G. T. S; SILVA A. S. Mudanças de paradigmas na gestão do profissional de secretariado. Revista de Gestão e Secretariado, v. 1, n. 1, p. 46-68, 2010.
ARENDT, H. A Condição Humana. In: ARENDT, H. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
BABBIE, E. The Practice of Social Research. 12th. ed. Wadsworth: Cengage Learning, 2010.
BARBIER, J. De l’usage de la notion d’identité en recherche notamment dans le domaine de la formation. Éducation Permanente, v. 3, n. 128, p. 11-25, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUMAN, Z. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.
CASTELO, M. J. A formação acadêmica e a atuação profissional do secretário executivo. 2007. Disponível em: <http://www.fenassec.com.br/site/pdf/artigos_trab_cientificos_consec_3lugar.pdf >. Acesso em: 18 jan. 2017.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative and mixed approaches. 3. ed. London: Sage Publications, 2009.
DIETERICH, B. R.; FERRO, J. Perfil de liderança e identidade do profissional de secretariado. Revista do Secretariado Executivo, Passo Fundo, n. 8, p. 52-61, 2012.
DURANTE, D. G.; FÁVERO, A. A. Gestão secretarial: formação e atuação profissional. Santa Maria: UPF Editora, 2009.
FREIRE, P. O Compromisso do Profissional com a Sociedade. In: FREIRE, P. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GODOY, A. S. A pesquisa qualitativa e sua utilização em administração de empresas. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 4, p. 65-71, 1995.
LAFARGE, P. O Direito a Preguiça. 2. Ed. São Paulo: UNESP, 2000.
LEAL. F. G; DALMAU, M. B. L. Análise das competências secretariais requeridas pela Universidade Federal de Santa Catarina em comparação ao perfil profissiográfico do secretário executivo. Revista de Gestão e Secretariado, v. 05, n. 03, p.143-174, 1 dez. 2014.
MOREIRA, K. D.; OLIVO, L. C. C. de. O Profissional de Secretariado Executivo como Mediador de Conflitos. Revista de Gestão e Secretariado, [s.l.], v. 03, n. 01, p.30-53, 1 jun. 2012.
NATALENSE, M. L. C. A secretária do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark. 1998.
NEIVA, E. G.; D'ELIA, M. E. S. As novas competências do profissional de secretariado. IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda, 2009.
NONATO JÚNIOR, R. Epistemologia e teoria do conhecimento em secretariado executivo: a fundação das ciências da assessoria. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2009.
PORTELA, K. C. A.; SCHUMACHER, A. J. Ferramentas do secretário executivo. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2006.
RODRIGUES, L. M. A; LAVARDA, R. A. B. MARTINS, C. B. O profissional de secretariado executivo: seu papel como gestor de informações no processo de formação da estratégia. Revista Capital Científico, v. 15, n. 3, p. 1-16, 2017.
ROWE, D. E. O.; BASTOS, A. V. B. Comprometimento ou entrincheiramento na carreira? Um estudo entre docentes do ensino superior. In: XXXII ENANPAD – Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. 2008, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: 2008.
SABINO, R. F. A configuração da profissão de secretário em Sergipe: educação, atuação e organização da área (1975-2010). 2017. 387 f. Tese (Pós-Graduação em Educação). Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research methods for business students. 5. ed. New York: Prentice Hall Inc., 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 2012.
WOLLZ, L. E. B.; FERREIRA, F. R. Juventude no campo: problematizando a construção da identidade no contexto da sociedade de consumo. Conhecimento & Diversidade, v. 5, n. 10, p. 63-72, 2013. Disponível em: <https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/1296/0>. Acesso em: 2 jan. 2018.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas S.A., 2007.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.