O profissional de Secretariado e o mercado de trabalho: uma análise a partir da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth
DOI:
https://doi.org/10.48075/revex.v19i1.23976Palavras-chave:
Profissional de secretariado. Reconhecimento. Teoria de Axel Honneth.Resumo
A profissão de Secretariado foi historicamente impactada com as mudanças ocorridas na sociedade, que sempre se adapta às adversidades. Entretanto, qual seria o olhar do profissional sobre a implicação de suas atividades no âmbito corporativo? Qual seria a visão do profissional frente ao reconhecimento pelo mercado de trabalho? O reconhecimento não é natural e espontâneo, ele alude a uma luta constante e significativa, sendo de enorme relevância para a atualidade por proporcionar uma base argumentativa para a luta do indivíduo em sociedade. Este estudo tem como objetivo explorar as bases do reconhecimento do profissional de secretariado, além de realizar uma análise social da profissão em sua maioria feminina, de forma a ser marcada por estereótipo, preconceito e dificuldades – como apontam os pensadores do Reconhecimento, em que Axel Honneth é o principal teórico, com as esferas: amor, solidariedade e direito; Charles Taylor com as fases honra, autenticidade e direito; e, finalmente, Nancy Fraser com as dimensões: redistribuição, reconhecimento e representação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem quantitativa e metodologia de Survey. Houve a elaboração de questionário aplicado aos alunos dos 2º, 4º e 6º semestres do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Fecap. Como resultado, constatou-se a percepção dos profissionais sobre a existência do reconhecimento no âmbito corporativo, a importância da opinião da família, o preconceito social e de seus amigos e a necessidade de mudança da postura do próprio profissional para a conquista do reconhecimento em sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.