Hipertexto e suporte digital: novas formas de leitura

Autores/as

  • Daniele Nunes Rodrigues Unioeste
  • Paulo Fachin Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Centro Universitário Assis Gurgacz

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v21i4.29770

Palabras clave:

Hipertexto, Gênero digital, Suporte digital

Resumen

O crescente uso das mídias digitais no nosso cotidiano possibilitou mostrar como a manifestação da linguagem está se modificando. Por isso, este trabalho buscou discutir como os novos suportes ligados a tecnologias digitais estão modificando a prática da leitura, focando em uma tipologia de texto muito recorrente nas Internet: O hipertexto. Com uma estrutura que possibilita uma maior interação (leitor-autor-texto) e que o leitor seja mais ativo na sua leitura, o hipertexto proporciona um vislumbre de como os novos textos diferenciam-se dos textos impressos. Como fundamentação teórica, recorremos a concepção de gênero postulada por Bakhtin (2003), as reflexões sobre suporte de Marcuschi (2003) e Araujo (2006), e as concepções de hipertexto a partir de Koch (2007) e Coscarelli (2005) e a análise de um enunciado. Neste artigo constatamos a diferenciação do suporte impresso/offline e online e como isso influencia na caracterização do gênero/enunciado. Assim como o hipertexto e suas características possibilitam uma nova forma de leitura, de maneira mais ativa e interativa. 

 

ABSTRACT

 

The growing use of digital media in our daily lives has made it possible to show how the manifestation of language is changing. Therefore, this work sought to discuss how the new supports linked to digital technologies are modifying the practice of reading, focusing focusing on what the object of this research is: The hypertext. With a structure that allows a greater interaction (reader-author-text) and the reader can be more active in their reading, hypertext provides a glimpse of how new texts differ from printed texts. As a theoretical foundation, we resort to the concept of genre postulated by Bakhtin (2003), the reflections on support from Marcuschi (2003) and Araujo (2006), and the concepts of hypertext from Koch (2007) and Coscarelli (2005) and the analysis of a statement, a blog post that with its features and elements make it a hypertext. In this article, we could see the difference between printed/offline and online support and how this influences the characterization of the genre/utterance. As well as hypertext and its characteristics enable a new way of reading, in a more active and interactive way.

Biografía del autor/a

Daniele Nunes Rodrigues, Unioeste

Graduada em Letras Português/ESpanhol (Unioeste). Mestranda pelo PPGL - Programa de Pós-graduação em Letras (Unioeste).

Paulo Fachin, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Centro Universitário Assis Gurgacz

Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem (UEPG) e Doutorado em Letras (Unioeste). Professor do curso de Letras Português/Espanhol do Centro Universitário Assis Gurgacz e do PPGL - Programa de Pós-graduação em Letras, nível de Mestrado e Doutorado (Unioeste).

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Publicado

30-12-2022

Cómo citar

RODRIGUES, D. N.; FACHIN, P. . Hipertexto e suporte digital: novas formas de leitura. Revista Expectativa, [S. l.], v. 21, n. 4, p. 40–58, 2022. DOI: 10.48075/revex.v21i4.29770. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/29770. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Seção - Línguas/Comunicação