A VIDA SOCIAL E A SOCIABILIDADE NA PEQUENA CIDADE DE NOVA TEBAS (PR)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v11i1.17661Abstract
A cidade é um espaço de encontros. Porém, no mundo contemporâneo, essa afirmação tem se apresentado, cada vez, como um ideal utópico e distante da realidade que se revela. Na busca pelo alcance da sociabilidade, a grande motivação é o simples fato de estar em relação com alguém, ou seja, é por meio dos conjuntos de relações que os indivíduos concretamente existirão. O ser humano é, em sua essência concreta, um realizador de relações sociais e a sociabilidade é um anseio humano para encontrar um sentido de existência. Por isso, o objetivo principal deste artigo é compreender as transformações na vida social e na sociabilidade em pequenas cidades. Assim, embora pequenas demograficamente (e até espacialmente) e reconhecidas como espaços de sociabilidade primária e positiva, esses espaços têm vivenciado transformações nas relações sociais e de sociabilidade. O estudo ocorre na pequena cidade de Nova Tebas, localizada no interior do Estado do Paraná. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento bibliográfico de assuntos pertinentes ao tema, levantamento de dados secundários do município, realização de trabalho de campo com aplicação de questionário na população local, e realização da redação final deste artigo. Os resultados revelaram que a vida social é comprometida em Nova Tebas, já que não há, praticamente, nenhum equipamento lúdico para a sociabilidade. Não há sequer uma praça. Além disso, embora os moradores se conheçam, a existência e a manutenção dos laços concretos de sociabilidade foram perdidos.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.