O protagonismo das mulheres nas denúncias dos usos e abusos de venenos: ecofeminismo, e outras relações com a natureza
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i03.32562Resumen
O paradigma do desenvolvimento e modernização, aliado a um sistema capitalista destrutivo e patriarcal, leva a natureza a uma situação de esgotamento. Nesse sistema de relações, a natureza é continuamente concebida como um recurso inesgotável a ser dominado, explorado e envenenado. A abordagem ecofeminista tem mostrado que o processo de dominação da natureza é parte do sistema patriarcal mundial, associado à ideia de modernização, progresso tecnológico e desenvolvimento (SHIVA E MIES, 2021). Assim, a partir de uma leitura ecofeminista, apresentamos uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica do tema. O trabalho propõe uma reflexão acerca do pioneirismo das mulheres nas denúncias dos usos e abusos de veneno no campo, nos alimentos e em nossos corpos. Para tanto, recorre-se às autoras que abordam questões ambientais urgentes e que reconhecem os limites do planeta enquanto entidade de sustentação da vida, como Raquel Carson, que em 1950 foi à primeira mulher a denunciar os riscos do diclorodifeniltricloretano (DDT) para o meio ambiente e para saúde humana, assim como as autoras atuais como Vandana Shiva, Raquel Rigotto e Larissa Bombardi.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.