Modelo competitivo: o controle vertical e o design contratual na indústria avícola - um estudo comparativo entre Brasil e Dinamarca

Authors

  • Jan Ole Similä

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v18i2.10958

Keywords:

Competitive mode, Vertical control, Contractual design, Agribusiness.

Abstract

Como você vê a competição em seu setor? Como você vê o seu negócio lidar com a situação real? Há, naturalmente, várias e diferentes respostas a estas perguntas, dependendo do seu modo competitivo. Talvez seja uma escolha de estratégia de mercado, estratégia de custos, estratégia baseada em recursos, a estratégia institucional, ou a minha escolha de abordagem, ou seja, uma estratégia estrutural. Mais precisamente, eu estou olhando para a organização econômica da produção, que Williamson (1991) chama de “second-order economizing” - em relação às estruturas de governança. Nós não estamos fazendo a matemática na tentativa de calcular a eficiência, perdas ou benefícios, como não temos acesso a esse tipo de dados. Em alguns países, seria possível de se apossar de dados econômicos que tornaria possível calcular possíveis benefícios, enquanto em outros países, as empresas não são obrigadas a ir a público com suas contabilidades. Você vai descobrir que empresas deliberadamente mexem em suas demonstrações financeiras (“cook their books”), quando questionado sobre detalhes na economia da produção. Indo junto com as possibilidades, o que queremos alcançar é uma melhor compreensão de por que diferentes estruturas de governança são escolhidos dentro de um mesmo setor. Neste artigo vamos olhar para duas empresas envolvidas na produção industrial em larga escala, onde uma empresa está localizada no Brasil e outro na Dinamarca. As configurações das empresas são completamente diferentes, onde no Brasil forte integração e controle vertical é enfatizada, isso não é igualmente proeminente na Dinamarca.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

12-02-2015

How to Cite

SIMILÄ, J. O. Modelo competitivo: o controle vertical e o design contratual na indústria avícola - um estudo comparativo entre Brasil e Dinamarca. Informe GEPEC, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 147–162, 2015. DOI: 10.48075/igepec.v18i2.10958. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/10958. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos