Estudos sistêmicos da privatização no México

Authors

  • Honorato C. Teissier-Fuentes
  • Juan Carlos Loyola-Licea

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v14i2.4627

Keywords:

Capital Social, Desarrollo Sustentable, Ética Social, Modelos Sistémicos de la Política Energética en México, Privatización en México, Turbulencia en la Política Mexicana.

Abstract

Com uma proposta intitulada "Reforma Energética", o Presidente da República, no México, tenta privatizar a Pemex. Que motivos levaram ao atual governo para tomar essa decisão de grande risco político? Este artigo apresenta um estudo sistemático que tenta explicar tal comportamento com base em documentos que apareceram antes e durante o período de debate nacional sobre esta questão. O estudo inclui três diagramas causais principais, o primeiro mostra a relação "concentração da riqueza-corrupção", que descreve os comportamentos que levam à parceria entre empregadores e empregados; o segundo mostra o conflito de "Crescimento-consumo-degradação ambiental", que é favorecida por processos induzidos mostrados no primeiro. O terceiro contém, além disso, o processo de privatização que o governo atual está buscando e esclarece como este estaria acelerando um colapso nacional. Uma proposta argumenta, paradoxalmente, como poderia formar um elo de equilíbrio do sistema, tanto para o subsistema económico como para o ambiental, através de um projeto com foco social, que é contrário ao governo de direita, por interesses escusos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

22-12-2010

How to Cite

TEISSIER-FUENTES, H. C.; LOYOLA-LICEA, J. C. Estudos sistêmicos da privatização no México. Informe GEPEC, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 182–192, 2010. DOI: 10.48075/igepec.v14i2.4627. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/4627. Acesso em: 22 may. 2024.

Issue

Section

Artigos