EFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

Autores/as

  • Maria de los Angeles Martinez Cohen Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Adriano Nascimento Paixão Universidade Federal do Tocantins-UFT
  • Nilton Marques Oliveira Universidade Federal do Tocantins-UFT

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v22i1.19016
Agencias de apoyo
CAPES

Palabras clave:

análise envoltória de dados, eficiência, educação superior

Resumen

Este artigo tem por objetivo mensurar a eficiência de 56 universidades federais brasileiras. Os dados foram obtidos no sitio do Tribunal de Contas da União (TCU). As variáveis utilizadas foram o índice de qualificação do corpo docente e o conceito capes da pós-graduação. A técnica empregada para mensuração foi a Análise Envoltória de dados (DEA). Os principais resultados da pesquisa apontaram níveis de eficiência para cada grupo analisado. No grupo I, 37,5 % das universidades tiveram resultados eficientes e no grupo II 53,12%.  As causas da ineficiência em cada grupo estiveram relacionadas a fatores diferentes, por exemplo, aquelas universidades com os melhores índices de qualificação do corpo docentes e conceito capes (grupo I), apresentaram excessos de custo corrente por aluno. Por outro lado, a principal causa de ineficiência no grupo II foi explicada pela escassez na taxa de sucesso na graduação e o excesso no índice de qualificação do corpo docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de los Angeles Martinez Cohen, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em ECONOMIA pela Universidad del Atlántico de Barranquilla-Colombia- MBA em Pericia e Auditoria Ambiental e Atualmente é Mestranda em Desenvolvimento Regional Na universidade Federal do Tocantins. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES).

Adriano Nascimento Paixão, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Economista – UFPB, Mestre em Economia Aplicada – UFV e Doutor em Economia Aplicada – UFV, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional

Nilton Marques Oliveira, Universidade Federal do Tocantins-UFT

Economista – UEM, Mestre em Economia Aplicada – UFV e Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE/PR, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do curso de Ciências Econômicas UFT/Campus de Palmas. Bolsista do Programa “Novos Pesquisadores da UFT” (Propesq/UFT).

Publicado

03-07-2018

Cómo citar

MARTINEZ COHEN, M. de los A.; PAIXÃO, A. N.; OLIVEIRA, N. M. EFICIÊNCIA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRA: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS. Informe GEPEC, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 133–149, 2018. DOI: 10.48075/igepec.v22i1.19016. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/19016. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos