DETERMINANTES DA DECISÃO DE RETORNO À EMPRESA: ANÁLISE DISCRIMINANTE EM UMA EMPRESA DO RAMO MADEIREIRO DO ALTO VALE DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i1.12203Palavras-chave:
Rotatividade. Entrevista de Desligamento. Capital Humano.Resumo
Por meio de uma entrevista de desligamento buscou-se identificar os fatores que influenciam na decisão dos funcionários de retornar ou não ao quadro efetivo da organização. Foram entrevistados 211 funcionários, no momento do desligamento, por meio de questões relacionadas aos benefícios recebidos, estrutura da empresa, relacionamentos e salários. Os funcionários foram classificados em três grupos: os que voltariam a trabalhar na empresa (Sim), os que não voltariam (Não) e os indecisos (Não sei). Para identificar as características de cada grupo utilizou-se a Análise Discriminante. Como resultado, verificou-se que o salário não é fator relevante para o desligamento ou insatisfação dos colaboradores, contrariando alguns estudos. Verificou-se ainda que o relacionamento com os colegas é um fator relevante na decisão de não retornar a trabalhar na empresa e que o relacionamento com o líder é um fator que gera indecisão quanto a retornar as atividades na empresa. O grupo dos que retornariam à empresa apresentou bons relacionamentos com líderes e colegas. Como conclusão sugere-se que as questões da cultura organizacional, mais especificamente os laços sociais estabelecidos dentro da organização, sobrepõem as questões relacionadas à remuneração e influenciam na satisfação do funcionário com a empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.