EVOLUÇÃO DA POBREZA NO PARANÁ (2003-2013)
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i2.13289Palavras-chave:
Paraná, Pobreza, Mercado de TrabalhoResumo
Este artigo tem como objetivo descrever o perfil da pobreza no Paraná, destacando as mudanças ocorridas entre os anos de 2003 e 2013. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) foram analisados dois tipos de indicadores: 1) aqueles relativos à infraestrutura domiciliar, considerados proxies de bem-estar; e, 2) aqueles relacionados às características socioeconômicas dos responsáveis pelo domicílio. De modo geral, constataram-se melhorias nos diversos indicadores analisados tanto para os pobres como para os não pobres. No entanto, a observação dos dados permite inferir que, os pobres estão numa situação relativamente inferior quando comparados com os não pobres. Dos indicadores para os domicílios merece destaque o aumento do acesso a bens de consumo doméstico proporcionalmente maior para os pobres, indicando melhoria da qualidade de vida no lar. Em relação às características analisadas para as pessoas de referência, vale mencionar a maior vulnerabilidade dos pobres em termos de educação e mercado de trabalho. Os resultados encontrados indicam que as políticas de redução da pobreza no Paraná devem estar fortemente pautadas na melhoria do nível de renda via investimentos na educação, sobretudo da população mais pobre e na criação de oportunidades de empregos.Downloads
Publicado
30-01-2016
Como Citar
LIMA COUTO, A. C.; BRITO, E. C.; COUTO, J. M. EVOLUÇÃO DA POBREZA NO PARANÁ (2003-2013). Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 101–116, 2016. DOI: 10.48075/gdemrevista.v1i2.13289. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/13289. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.