O DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO COMO UMA ALTERNATIVA PARA O PARADIGMA CAPITALISTA: A EXPERIÊNCIA DO PDRI
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v2i2.16156Palavras-chave:
Desenvolvimento Endógeno. Paradigma Capitalista. Articulação de Atores. Sudoeste do Paraná. PDRI.Resumo
Considerando a sua histórica capacidade de se reestruturar, o capitalismo atrelado ao fenômeno da globalização chegou ao terceiro milênio necessitando reajustar-se novamente. As consequências ambientais e sociais provocadas por um processo secular de acumulação de capital, o qual privilegiou, sobretudo, a produção e o consumo, tornaram-se a principal pressão pela mudança do paradigma dominante. O objetivo deste artigo é demonstrar como o desenvolvimento endógeno, através da articulação de atores locais, consegue viabilizar estratégias e projetos regionais integrados de forma sustentável, ao mesmo tempo, que se coloca como importante alternativa de ajuste para o modelo capitalista. Como exemplificação desta estratégia de desenvolvimento, destaca-se o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste do Paraná (PDRI), o qual demonstra o importante papel do protagonismo endógeno, baseado na organização dos atores locais para a busca conjunta de alternativas que possibilitem o desenvolvimento local/regional.Downloads
Publicado
31-01-2017
Como Citar
CORRÊA NETO, G. de C.; MARINI, M. J.; MELLO, N. A. de. O DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO COMO UMA ALTERNATIVA PARA O PARADIGMA CAPITALISTA: A EXPERIÊNCIA DO PDRI. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p. 50–64, 2017. DOI: 10.48075/gdemrevista.v2i2.16156. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/16156. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.