MULHERES ADMINISTRADORAS NAS EMPRESAS DE SOFTWARE DA CIDADE DE PATO BRANCO: UM OLHAR ATRAVÉS DO FENÔMENO DO TETO DE VIDRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v2i2.16171Palavras-chave:
Gênero, Tecnologia, Teto de Vidro.Resumo
Na perspectiva de entender a inserção feminina no ambiente organizacional das empresas de software da cidade de Pato Branco, este estudo busca fazer uma análise à luz do fenômeno do “Teto de Vidro” e verificar os espaços ocupados pelas mulheres nas organizações. Partindo de uma abordagem qualitativa, foram utilizados questionários semiabertos encaminhados a 34 empresas desenvolvedoras de software. Um questionário foi direcionado a gestores da área de Recursos Humanos e mulheres colaboradoras que ocupam cargos de chefia/liderança. Um segundo instrumento foi destinado a gestores das empresas. Do total da amostra, foi obtido retorno preliminar de 15 questionários direcionados a gestores da área de Recursos Humanos e mulheres em cargos de chefia/liderança e 10 retornos foram dos questionários enviados aos gestores. A pesquisa de campo tem o interesse de identificar se as empresas têm em seu ambiente de trabalho mulheres em cargos de gestão e verificar os requisitos (habilidades e competências) para as mesmas se sobressaírem nestes ambientes. Os dados preliminares obtidos dos 10 retornos do questionário direcionado aos gestores mostram que dos 44 cargos de gestão 29,54% são ocupados por mulheres e o restante da amostra 70,46% são ocupados por homens. Estes dados mostram que a mulher vem conquistando espaço dentro da organização de trabalho, mas ainda existem barreiras que limitam as oportunidades de carreira e progressão profissional, o que pode ser visto como o fenômeno “Teto de Vidro” ainda presente no contexto organizacional.Downloads
Publicado
31-01-2017
Como Citar
BUHL, E.; CANOPF, L.; PEZARICO, G. MULHERES ADMINISTRADORAS NAS EMPRESAS DE SOFTWARE DA CIDADE DE PATO BRANCO: UM OLHAR ATRAVÉS DO FENÔMENO DO TETO DE VIDRO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p. 113–125, 2017. DOI: 10.48075/gdemrevista.v2i2.16171. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/16171. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.