A HIPÓTESE DA EFICIÊNCIA DO MERCADO: O CASO DO CAFÉ NO MERCADO FUTURO DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i1.19192
Agências de fomento
Palavras-chave:
Mercado futuro, Eficiência de mercado, Commodity caféResumo
Os mercados futuros foram desenvolvidos para auxiliar a comercialização de commodities agrícolas e minerais, de modo que possam estabelecer um nível razoável de preços dos contratos, tendo em vista as oscilações de mercado. Este estudo tem como objetivo testar a eficiência do mercado futuro brasileiro para a commodity café arábica, utilizando regressão linear e modelo de correção de erros para verificar se existe relação ao longo e curto prazo, respectivamente, no período compreendido entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 dos contratos negociados na BMF&BOVESPA. Os resultados para o teste de estacionariedade indicaram com 1% de significância que ambos os preços possuem uma raiz unitária. O teste de Engle e Granger indicou que os preços físico e futuro caminham juntos. A regressão de Co-integração apresentou uma taxa ótima de 0,89, próxima do valor unitário esperado, com eficiência de 96% (R²) o que torna os investimentos no mercado futuro uma boa escolha para se maximizar a relação risco-retorno, enquanto que a curto prazo estes estimadores caíram abruptamente, indicando que a compra do café a vista é a melhor escolha.Downloads
Publicado
02-08-2018
Como Citar
ARAÚJO, A. W.; LOBATO, T. D. C.; CARVALHO, B. do N.; SOUSA, I. L. M. A HIPÓTESE DA EFICIÊNCIA DO MERCADO: O CASO DO CAFÉ NO MERCADO FUTURO DO BRASIL. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 87–96, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i1.19192. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/19192. Acesso em: 8 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.