Agricultura familiar e mercantilização: um olhar para a produção leiteira na microrregião de Toledo no Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i2.22214
Agências de fomento
Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Palavras-chave:
Desenvolvimento rural. Mercados. Sustentabilidade.Resumo
A partir deste ensaio buscou-se contribuições teóricas com intuito de compreender a evolução da agricultura brasileira e o espaço da agricultura familiar neste contexto. Assim, resgatou-se a noção de desenvolvimento rural e suas diferentes abordagens na atualidade, bem como, discute-se teorias relacionadas a um mesmo grupo social residente no espaço rural e que são proprietários de pequenas propriedades. Como principais apontamentos cita-se que o desenvolvimento rural brasileiro deve ser compreendido em suas diversas relações e que a agricultura familiar contempla uma multiplicidade de categorias e grupos sociais, assim, para melhor entende-la torna-se necessário considerar os aspectos econômicos, sua identidade social, a sua relação com o meio ambiente e sua integração com os mercados. O estudo mostra que a agricultura familiar da Microrregião de Toledo tem forte tradição na produção leiteira, está inserida no mercado quando se trata da aquisição dos insumos e comercialização da produção, no entanto, sugere-se novos apontamentos para compreender se os objetivos desta produção está na extração de renda ou apenas sobrevivência do produtor.Downloads
Publicado
08-03-2020
Como Citar
DIAS, L. C.; PLEIN, C. Agricultura familiar e mercantilização: um olhar para a produção leiteira na microrregião de Toledo no Oeste do Paraná. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. p. 43–58, 2020. DOI: 10.48075/gdemrevista.v5i2.22214. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/22214. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.