ANÁLISE ECONOMÉTRICA-ESPACIAL DO IDHM DO ESTADO DO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.27240Keywords:
Análise espacial, Economia regional, Desenvolvimento econômico.Abstract
O presente trabalho buscou analisar a distribuição espacial do desenvolvimento econômico em termos de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) nos municípios do estado do Maranhão no ano de 2010 e algumas variáveis que podem afetá-lo. Foi calculada a estatística I de Moran para verificar a existência de autocorrelação espacial, sendo que essa indicou a formação de clusters significativos em todas as regiões do estado. O Modelo de Erro Espacial (SEM) foi utilizado para regredir a proporção de domicílios com banheiro e idade do município, que mostraram relação positiva; o percentual de população até 10 anos de idade e PEA da agropecuária, com relação negativa; e o IDHM dos municípios com o número de médicos para cada mil habitantes e fertilidade das mulheres até 17 anos de idade, que não foram estatisticamente significativos. A taxa de atividade de crianças entre 10 e 14 anos, ao contrário do esperado, afetou positivamente o IDHM dos municípios maranhenses, indicando que a contribuição dessa força de trabalho para a geração de renda pode ser maior que seu impacto negativo na educação. Além disso, verificou-se dependência espacial dessas variáveis, indicando que elas afetam também os municípios vizinhos.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gestão e Desenvolvimento em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.