REFORMA TRABALHISTA NO BRASIL: LEI 13.467/2017
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.27526Keywords:
Mercado de Trabalho, Reforma Trabalhista, precarização do mercado de trabalho.Abstract
Nos últimos anos, a dinâmica da economia brasileira foi bastante diversa e refletiu diretamente no comportamento do mercado de trabalho. Neste cenário, o sistema normativo que regula as relações laborais passou por transformações, no intuito de atender às necessidades do mercado, sobretudo a partir de novembro de 2017 com a aprovação da Lei 13.467/2017. O objetivo deste estudo é analisar a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro, investigando indícios de precarização das relações laborais com o advento da reforma trabalhista de 2017. As análises usam dados da PNAD Contínua e do CAGED, de indicadores como taxa de desemprego, subutilização e subocupação da força de trabalho; as novas modalidades de trabalho; as disparidades entre rendimentos do trabalho; e os níveis de emprego e desemprego etc., possibilitando comparações do mercado de trabalho antes e pós-reforma. Os resultados apontam que, apesar da lenta recuperação do mercado de trabalho, tem avançado a deterioração dele.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gestão e Desenvolvimento em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.