CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS EM PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

Autores

  • Franciel Oliarski Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Avançado de Prudentópolis. Graduado em Administração.
  • Antônio João Hocayen da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Irati. Professor Adjunto no Departamento de Administração.

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v7i1.27635
Agências de fomento

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Produtores Rurais. Atividades Agropecuárias. Empreendedorismo Rural.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar características empreendedoras de produtores rurais no interior do Paraná. Trata-se de uma pesquisa descritiva, que utilizou do método indutivo para análise dos dados coletados por meio de entrevistas estruturadas junto aos produtores rurais. Os resultados da pesquisa mostraram um perfil empreendedor específico aos produtores da região, pois, além de características empreendedoras como, visão de oportunidade, inovação e habilidades administrativas, os produtores tomam atitudes como diversificação produtiva e busca por informações sobre o mercado, como forma de melhorar o desempenho da propriedade. Assim, concluiu-se que os produtores rurais possuem tanto características e atitudes empreendedoras, além de agirem de forma organizada dentro de suas propriedades, sendo ao mesmo tempo empreendedores e administradores de seus negócios. Cabe salientar que para o estudo do empreendedorismo rural pesquisadores devem estar atentos às características do meio em que investigação está sendo conduzida. O campo brasileiro é caracterizado pela diversidade cultural.

Biografia do Autor

Franciel Oliarski, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Avançado de Prudentópolis. Graduado em Administração.

Graduação em Administração.

Antônio João Hocayen da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus Irati. Professor Adjunto no Departamento de Administração.

Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Doutor em Administração pela Universidade Positivo - UP.

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

OLIARSKI, F.; HOCAYEN DA SILVA, A. J. CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS EM PEQUENOS PRODUTORES RURAIS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 37–58, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v7i1.27635. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/27635. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos